A Lira do Delírio (1978)

Sinopse

Os participantes do famoso bloco de carnaval A Lira do Delírio se cruzam num cabaré da Lapa carioca, onde o filho de uma dançarina é seqüestrado.

Para descobrir o assassino e as razões do crime, ela conta com a ajuda de um repórter policial, que ao mesmo tempo também investiga um homicídio contra um homossexual.

A Lira do Delírio é um filme brasileiro de 1978, do gênero drama, dirigido por Walter Lima Júnior, com músicas originais de Paulo Moura.

Dois momentos na vida de um grupo de personagens cariocas. No bloco carnavalesco A Lira do Delírio, eles vivem o êxtase e a violência. Fora do carnaval, cruzam-se num cabaré da Lapa. Ness Elliot, dançarina e taxi-girl, tem o seu bebê seqüestrado e cai nas malhas de Cláudio, misto de malandro e homem de negócios. O repórter de polícia Pereio faz tudo para ajudá-la enquanto também investiga o atentado a fogo contra o homossexual Toni.

Experiência singular no cinema brasileiro, o filme foi realizado em duas etapas. Na primeira, rodada em 16mm no carnaval de Niterói de 1973, os atores envolveram-se em episódios reais de violência nas ruas. Na segunda, três anos mais tarde, improvisaram boa parte da história policial de seqüestro e assassinato, usando seus próprios nomes e o temperamento pessoal de cada um. Esses dois tempos articulam-se livremente, mesclando memória, sonho e imaginação.

Walter Lima Jr. conciliou aqui uma liberdade típica do cinema marginal com um acabamento de cinema industrial. Experimentação e emoção em perfeita intimidade. O trágico desaparecimento da atriz Anecy Rocha antes da montagem adicionou outra camada de significados a uma história que já tematizava a fantasia e a morte. O filme tornou-se, então, uma homenagem póstuma a sua estrela, flagrando-a no momento mais intenso de sua carreira.

No elenco, estão: Anecy Rocha (Ness Elliot), Cláudio Marzo (Cláudio), Paulo Cezar Pereio (Pereio), Antonio Pedro, Tonico Pereira, Otoniel Serra, Pedro Bira, Jorge Rocha de Lima (Guri Guri), João Loredo, Lene Nunes, Rosita Tomas Lopes, Álvaro Freire, Jamelão, Isabela Campos, Jorge Mourão, Flávia, Marilza e Olinda Ribeiro.

Elenco

Anecy Rocha (Ness Elliot), Cláudio Marzo (Cláudio), Paulo Cezar Pereio (Pereio), Antonio Pedro, Tonico Pereira, Otoniel Serra, Pedro Bira, Jorge Rocha de Lima (Guri Guri), João Loredo, Lene Nunes, Rosita Tomas Lopes, Álvaro Freire, Jamelão, Isabela Campos, Jorge Mourão, Flávia, Marilza e Olinda Ribeiro

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A Lira do Delírio (1978) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Walter Lima Jr.

Bibliografia

Livros:

MATTOS, Carlos Alberto. Walter Lima Junior: Viver Cinema. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.