Alexandre Borges

Compartilhe em suas Redes Sociais!
  • Twitter
  • Facebook
  • email
  • Google Reader
  • LinkedIn
  • BlinkList
  • Google Bookmarks
  • MSN Reporter
  • Myspace
  • Posterous
  • Tumblr
  • More

Biografia

Alexandre Borges Corrêa, em arte conhecido como Alexandre Borges, é um ator brasileiro, nascido na cidade de Santos, no litoral paulista, no dia 23 de fevereiro de 1966.

Alexandre Borges integrou o grupo de teatro Boi Viador, dirigido por Olysses Cruz, com quem estreou em 1985, na peça Velhos Marinheiros, de Jorge Amado. Entre 1985 e 1989, esteve presente em diversos espetáculos promovidos pelo grupo como Corpo de Baile, de Guimarães Rosa, e Pantaleão e as Visitadoras, de Mario Vargas Llosa.

Sua primeira atuação no cinema, deu-se com o curta Paixão Cigana, de 1991.

Foi atuando em sua primeira novela, já como protagonista, Guerra sem Fim, da extinta Rede Manchete, que conheceu a atriz Júlia Lemmertz, com quem casou-se e juntos tiveram o único filho do casal, Miguel. Simultanemanete, os dois contracenaram também na peça Hamlet, de 1993.

Sua estréia na Rede Globo foi, em 1994, com uma participação na minissérie Incidente em Antares. Mas o sucesso e o reconhecimento só vieram no ano seguinte, quando interpretou Luiz Cláudio, um dos personagens centrais da minissérie Engraçadinha… Seus Amores e Seus Pecados. Em pouco tempo, tornou-se um dos atores mais requisitados da emissora.

Em 1995, despontaria em A Próxima Vítima, como o interesseiro Bruno e, em 1996, vive o seu primeiro protagonista em novelas da Globo, o Afonso de Quem é Você?, ao mesmo tempo em que esteve no cinema com o longa Terra Estrangeira, de Walter Salles. Depois vieram, o co-protagonista Solano Dumont de Zazá, em 1997, e o publicitário Nélio Porto Rico do remake de Pecado Capital, em 1998.

Em 1999, integrou o elenco do seriado Mulher, protagonizado por Patrícia Pillar e Eva Wilma, na pele do médico João Pedro. Também atuou no filme Um Copo de Cólera, tendo protagonizado a sua primeira cena de nu nas telonas. Posteriormente, em 2000, participou da histórica minissérie A Muralha, como Dom Guilherme, lançada no ano de comemoração aos 500 anos do Brasil. Nesse mesmo ano, encarnou o boa vida Danilo da novela Laços de Família, mostrando ao telespectador seu lado cômico e, o jogador de futebol Acácio, do filme Bossa Nova, de Bruno Barreto.

Em 2001, atuou na novela As Filhas da Mãe, como Leonardo Brandão, herdeiro de uma grande fortuna que se apaixona pela transexual Ramona, de Cláudia Raia. Em seguida, protagonizou a novela O Beijo do Vampiro, como Rodrigo, o lendário Cavaleiro Negro.

Em 2003, esteve presente no grande sucesso de Celebridade, como Cristiano, jornalista de grande sucesso, versado em cultura brasileira e MPB, viúvo, que vê sua carreira ir por água abaixo após se entregar à bebida por não suportar a morte da mulher. Nesta novela, voltou a fazer par romântico com sua atual esposa, a atriz Júlia Lemmertz, que na novela deu vida à sua vizinha Noêmia.

Em 2004, participou da programação de final de ano da Globo, ao integrar o elenco da microssérie O Pequeno Alquimista, feita nos mesmos moldes da série cinemática Harry Pottere, também responsável por lançar o ator Daniel Torres.

Em 2005, co-antagonizou a novela Belíssima, como o italiano Alberto Sabatini, ex-marido de Safira e pai de Giovanna. Na novela, Alberto tenta fazer de tudo para conquistar Mônica, sua empregada doméstica, e arma muitos planos para separá-la do homem de sua vida, Cemil. No dia do casamento dos dois, Alberto envia fotos forjadas de Cemil com outra mulher para Mônica, e a jovem desiste do matrimônio. Ela se casa com o patrão, mas ele lhe trai com muitas mulheres, entre elas, Rebeca, dona de uma agênica de modelos.

Em 2006, protagonizou o filme Gatão de Meia Idade, que conta a história de um quarentão, solteiro, charmoso e sedutor que atravessa a chamada “crise da meia-idade” e, participou também do longa Zuzu Angel, que narra a dramática história da estilista que teve seu filho torturado e assassinado pela ditadura militar.

Em 2007, foi um dos protagonistas de Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, tendo encarnado Plácido de Castro na segunda fase da minissérie. No mesmo ano, atuou em Desejo Proibido, como Dr. Escobar, médico que vive um romance proibido com sua paciente Ana, de Letícia Sabatella, repetindo o que acontecera em A Muralha, de 2000.

Em 2008, fez uma participação especial nos primeiros capítulos de Três Irmãs, como Artur Áquila, vítima de um acidente fatal de carro.

Posterior a esse trabalho, em 2009, viveria mais um dos seus grandes momentos na TV, ao dar vida ao excêntrico Raul Cadore, de Caminho das Índias. Empresário frustrado, vive um casamento desastroso e busca refúgio para seus problemas na amante Yvone, melhor amiga de sua esposa, Silvia. Raul está decidido a mudar de vida e para isso seria capaz de tudo, até mesmo de forjar a própria morte, fugir do país e trocar de identidade. Porém, o que ele não imagina é que Yvone, na verdade, está de olho somente na sua fortuna.

Em 2010, pode ser visto na pele do costureiro Jacques Leclair, no remake de Ti Ti Ti (2010), em que mais uma vez fará par com Cláudia Raia. Um fato curioso, é que os atores são sempre figurinhas certas em produções assinadas por Sílvio de Abreu, o que não ocorrerá em Passione, porém, coincidentemente, foram escalados para o mesmo folhetim.

Duas das atrizes com quem mais trabalhou são, justamente, Cláudia Raia, onde estiveram juntos, entre outras produções, em uma minissérie, três especiais e quatro novelas; e sua esposa Júlia Lemmertz, com quem atuou em nada menos de um seriado, uma minissérie, seis novelas, dois especiais e a três temporadas da série do Multishow, Joana e Marcelo, além de sete filmes e duas peças.

Foi responsável pela produção dos longas O Invasor e Joana e Marcelo, Amor (Quase) Perfeito. Este último teve uma versão mais completa feita para a televisão.

Os pais de Júlia, portanto seus sogros, são os grandes atores Linneu Dias e Lilian Lemmertz.

Filmografia

2016 :: Se a vida começasse agora
2015 :: Bem casados
2014 :: Getúlio
2013 :: Meus Dois Amores
2011 :: Retrato Falhado
2008 :: Plastic City (Cidade de Plástico) …. Deputado
2008 :: Adagio Sostenuto
2006 :: Zuzu Angel – O Filme
2006 :: Gatão de Meia Idade
2006 :: Balada das Duas Mocinhas de Botafogo
2005 :: Nanoilusão
2004 :: Pato com Laranja
2003 :: Acquária
2002 :: Joana e Marcelo, Amor (Quase) Perfeito
2002 :: As Três Marias
2001 :: O Invasor
2001 :: Nelson Gonçalves
2001 :: Garota do Rio
2000 :: Deus Jr.
2000 :: Bossa Nova
1999 :: Um Copo de Cólera
1999 :: Até que a Vida nos Separe
1999 :: Amor que Fica
1998 :: Traição
1998 :: Amor & Cia.
1997 :: Mangueira – Amor à Primeira Vista
1997 :: Glaura
1996 :: Tudo Cheira a Gasolina
1996 :: Terra Estrangeira
1994 :: Mil e Uma
1993 :: Estado de Espírito
1992 :: Sangue, Melodia
1991 :: Paixão Cigana

Bibliografia

Links de Referência

Internet:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Borges

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe em suas Redes Sociais!
  • Twitter
  • Facebook
  • email
  • Google Reader
  • LinkedIn
  • BlinkList
  • Google Bookmarks
  • MSN Reporter
  • Myspace
  • Posterous
  • Tumblr
  • More

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.