André Piero Gatti

Biografia

André Piero Gatti é um pesquisador, cineclubista, programador dos cineclubes. Formado em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras Tibiriçá, tendo iniciado o curso na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é mestre em Imagem e Som pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), e doutor em Cinema pelo Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Como cineclubista, foi programador dos cineclubes Humberto Mauro (Manaus), Oscarito e Elétrico (São Paulo).

André Piero Gatti é professor de História do Cinema Brasileiro da FACOM-FAAP, além de pesquisador cinematográfico do Centro Cultural São Paulo e verbetista da Enciclopédia do Cinema Brasileira.

No âmbito de suas pesquisas vem atuando principalmente nos seguintes temas: cinema brasileiro, comercialização cinematográfica, Embrafilme, Riofilme, Globo Filmes, filmes de longa-metragem e exibição cinematográfica e exibição digital (2D, 3D e 4D), distribuição comercial de filmes, distribuição digital de filmes para circuitos comerciais de exibição, agentes integradores, Ancine, Políticas Cinematográficas, Gustavo Dahl , Congresso de Cinema Brasileiro.

Publicações

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. André Piero Gatti. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/andre-piero-gatti/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.