Antonio Andrade

Biografia

Antonio Pereira Andrade, em arte conhecido como Antonio Andrade (e Tonhão para os amigos), é um ator brasileiro nascido em Wagner (BA) no dia 21 de julho de 1937.

Radicado em São Paulo, estudou música com o maestro Vicente de Lima. Um dia aparecem no conservatório o jornalista J.C. de Souza e o cineasta Ary Fernandes. Pediu, então, uma oportunidade para Ary, que estava preparando o filme Mágoas de Caboclo. Fez um teste e foi aprovado. Foi sua estreia no cinema.

Acabou por fazer muitas pontas e também papéis importantes no cinema, sempre em filmes dirigidos por Ary Fernandes. Depois também participou de algumas propagandas como Caderneta de Poupança Bamerindus, Fiat, Horta Comunitária – Governo de Franco Montoro (SP) e Delícia Cremosa.

Atualmente está aposentado e mora no interior de São Paulo.

Filmografia

1970 :: Mágoas de Caboclo
1972 :: O Jeca e o Bode
1974 :: O Supermanso
1978 :: As Trapalhadas de Dom Quixote & Sancho Pança
1978 :: O Vigilante Rodoviário
1979 :: Viúvas Precisam de Consolo
1981 :: A Fábrica de Camisinhas
1981 :: Cassino dos Bacanais
1981 :: Orgia das Libertinas
1982 :: Curral de Mulheres
1982 :: As Vigaristas do Sexo
1983 :: Elas Só Transam (Elas Só Transam no Disco)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Antonio Andrade. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/antonio-andrade/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.