Casa de Cinema de Porto Alegre

Empresa

A Casa de Cinema de Porto Alegre foi criada em dezembro de 1987, por um grupo de cineastas gaúchos que já trabalhavam em conjunto desde o início dos anos 80.

Em sua primeira fase, a Casa foi uma cooperativa de 11 realizadores, reunidos em 4 pequenas produtoras, que passaram a ter um espaço comum para trabalhar a distribuição dos filmes já realizados e o planejamento e realização dos próximos projetos.

A partir de 1991, a Casa de Cinema de Porto Alegre se tornou uma produtora independente, com 6 sócios, permanecendo o espírito cooperativo e a intenção de continuar contribuindo para a difusão dos filmes produzidos pelo grupo original.

Em seus 21 anos de existência, a Casa produziu dezenas de filmes e vídeos, mas também programas de televisão (especiais e séries), cursos de roteiro e de introdução à realização cinematográfica, fórums de debates e programas eleitorais para TV.

Entre nossos parceiros e clientes estão emisssoras de televisão como as brasileiras TV Globo e RBS TV, o Chanell 4 inglês e a ZDF alemã, as Fundações Rockefeller e MacArthur, as distribuidoras Columbia e Fox, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A capacidade dos profissionais associados, atestada pelas dezenas de prêmios em festivais, nacionais e internacionais, transformou a Casa de Cinema de Porto Alegre numa referência fundamental do cinema brasileiro contemporâneo.

Bibliografia

Internet:

CASA DE CINEMA DE PORTO ALEGRE. http://www.casacinepoa.com.br/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.