David Tygel

Compartilhe em suas Redes Sociais!
  • Twitter
  • Facebook
  • email
  • Google Reader
  • LinkedIn
  • BlinkList
  • Google Bookmarks
  • MSN Reporter
  • Myspace
  • Posterous
  • Tumblr
  • More
Print Friendly, PDF & Email

Biografia

FOTO David TygelDavid Tygel é um músico, cantor, compositor, arranjador, diretor e produtor musical e professor brasileiro nascido no Rio de Janeiro no dia 04 de julho de 1949. Dedica-se há mais de vinte e cinco anos à composição para o cinema.

Como professor, leciona a matéria de Trilha Sonora para o Cinema em diversas universidades do país e exterior. Ministra cursos de extensão na PUC-Rio em cursos de extensão e no Conservatório Brasileiro de Música, no curso de Música para Cinema e TV, além de ter sido durante sete anos professor da Universidade Católica do Rio de Janeiro lecionando a cadeira de Trilha Sonora para o Cinema, na Faculdade de Cinema do Curso de Comunicação Social. Além disso, percorre anualmente o país e algumas capitais da América Latina, ministrando cursos e conferências para todos os tipos de público e formando novos músicos especializados em compor trilhas para a Imagem. Acaba de voltar de Dakar, no Senegal, e de Cabo Verde, onde lecionou diversos cursos de formação de músicos e cineastas a respeito da Música na Imagem; foi professor convidado da Escuela de Cinema de Los Baños em Cuba, e do Instituto M_EIA de Cabo Verde. Deu palestras na PUC/Santiado do Chile, no CCC da Cidade do México. É Diretor/Presidente da empresa Zig e Zag Serviços Musicais Ltda. desde 1991, tendo como sócios Alan Freihof Tygel e Flavia Ventura Tygel.

Dentre os diretores brasileiros que já trabalharam com David Tygel, evidenciam-se Walter Salles Jr., Sérgio Rezende, Philippe Clair, José Joffily, Hugo Carvana, Paulo Sergio de Almeida, Luiz Carlos Lacerda, Antonio Carlos da Fontoura, Nelson Hoineff, entre outros.

David Tygel foi reconhecido com inúmeros prêmios de festivais de cinema em nosso país e no exterior, destacando-se por exemplo, no Brasil, como ganhador de cinco Kikitos de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado; e o Prêmio de Música Original do Festival de Gijón, na Espanha, em 1987. Sua filmografia abrange mais de trinta longa metragens, entre os quais os filmes: O Homem da Capa Preta, Lamarca, Quase Nada e A Child From The South, de Sérgio Rezende; Espelho de Carne; A Cor de Seu Destino; O Homem Nu”, Apolônio Brasil, Campeão da Alegria, de Hugo Carvana; Leila Diniz e For All – O Trampolim da Vitória, de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz; Redescobrimento; Si Tu Vas à Rio… tu meurs; O Homem que Pode Voar; Dois Perdidos Numa Noite Suja e Quem Matou Pixote?, de José Joffily; Inesquecível; entre outros. Em 2013, finalizou Mão na Luva, de Roberto Bomtempo, e Casa da Mãe Joana 2 de Hugo Carvana. Também em 2013, finalizou a trilha sonora de O Amor e a Morte, de Marco Altberg, programa televisivo exibido pela TV Record no dia 20 de dezembro de 2013.

David Tygel é fundador e integrante do grupo vocal Boca Livre, juntamente com Maurício Maestro, Zé Renato e Claudio Nucci, tornando-se uma referência no panorama musical brasileiro. Também fez parte do grupo vocal MomentoQuatro, juntamente com Maurício Maestro, Zé Rodrix e Ricardo Vilas, grupo que marcou a história da musica popular do Brasil ao acompanhar Edu Lobo a canção Ponteio, vencedora do Festival da Canção (TV RECORD, em 1967). Como instrumentista, tem em seu curriculo shows com Francis Hime, Edu Lobo, Milton Nascimento, Tom Jobim, Dori e Nana Caymmi.

Compôs diversas trilhas para exposições, entre as quais a de Oswaldo Goeldi, no CCBB em 1998, do Barão do Rio Branco, no Museu Histórico Nacional, em 2005 e da Expo Brasil+500 no Ibirapuera/SP em 2000.

Como ator, compositor e diretor musical para o Teatro, tem mais de cem peças teatrais realizadas e foi indicado várias vezes para os importantes Prêmios Shell e Zilka Salaberry, trabalhando com os diretores brasileiros da qualidade de Sergio Britto no Teatro dos Quatro/RJ, Maria Clara Machado, Aderbal Freire Filho, Ilo Krugli, Paulo Affonso Grisolli, Luis Arthur Nunes, Flavio Marinho e Paulo José.

No âmbito acadêmico, Tygel é formado em Licenciatura em Música e Pós Latu Senso em Especialização em Licenciatura em Música, pelo Conservatório Brasileiro de Música; também estudou composição e harmonia tradicional com o Maestro John Neschling, diretor musical e regente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e discípulo de Leonard Bernstein, teoria musical com Ester Scliar e Felicia Wang na Pro Arte do Rio de Janeiro, Violão Clássico com Léo Soares e cursou a Faculdade de Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. além dos cursos de Método Orff e Dalcroze também no Conservatório Brasileiro de Música, sob a direção de Cecília Conde.

David Tygel é também integrante do grupo Oficina Integrada de Cinema, junto aos seus colegas Jorge Bodanzky, diretor e documentarista e José Roberto Torero, escritor e roteirista, grupo formado para ministrar oficinas de produção cinematográfica em festivais de cinema e centros de capacitação cinematográfica, já com o número de seis edições realizadas.

Pertence desde 2007 ao coletivo Musimagem, em defesa dos compositores de música para a imagem em Cinema, TV, Games, Vídeos, etc., junto aos colegas Alberto Rozemblit, Tim Rescala, Feilipe Radichetti, Rafael Langoni, Marcos Pereira, entre outros, com os quais oferece todos os anos no Conservatório Brasileiro de Música o curso de pós-graduação Música para Cinema e TV.

Filmografia

2015 :: Introdução à música do sangue
2013 :: Casa da Mãe Joana 2
2013 :: Mão na Luva
2007 :: Inesquecível
2006 :: O Homem que Pode Voar
2004 :: Onde Anda Você?
2003 :: Apolônio Brasil, Campeão da Alegria
2002 :: Tempestade Cerebral
2002 :: Dois Perdidos Numa Noite Suja
2000 :: Quase Nada
2000 :: Redescobrimento
2000 :: Minha vida em suas mãos
1998 :: For All – O Trampolim da Vitória
1998 :: Uma Aventura do Zico
1996 :: Quem Matou Pixote?
1996 :: O Homem Nu
1996 :: Sombras de Julho
1995 :: Criaturas que nasciam em segredo
1993 :: Profissão Criança
1993 :: Capitalismo Selvagem
1994 :: Lamarca
1992 :: A Maldição de Sanpaku
1991 :: Guerra dos Meninos
1991 :: A Child From The South
1991 :: Damas da Noite
1989 :: Doida demais
1988 :: O mistério no colégio Brasil
1987 :: Si Tu Vas à Rio… tu meurs (No Rio vale Tudo)
1987 :: Leila Diniz
1986 :: O Homem da Capa Preta
1986 :: A Cor de Seu Destino
1985 :: A Igreja da Libertação
1984 :: Espelho de Carne

Bibliografia

Teses:

SPADA, Thiago Gobet. Caminhos brasileiros: na trilha musical de David Tygel. Teses de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 2006.

Internet:

CNPQ – PLATAFORMA LATTES. http://lattes.cnpq.br/9634979964389046

Compartilhe em suas Redes Sociais!
  • Twitter
  • Facebook
  • email
  • Google Reader
  • LinkedIn
  • BlinkList
  • Google Bookmarks
  • MSN Reporter
  • Myspace
  • Posterous
  • Tumblr
  • More

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.