Deserto Azul (2014)

Trailer

Sinopse

LOGO Deserto AzulEm uma era na qual a religiosidade, os esportes, a memória e a veracidade entraram em desuso, os encontros já não acontecem apenas no âmbito da presença fisica. “ELE” busca a elevação de sua consciência por meio de sonhos e intuições. Revelações através de símbolos o conduzem a um caminho evolutivo marcado pelo contato enigmático com sua alma gêmea. Sua jornada pelo Deserto Azul vem revelar a oportunidade de entender o propósito da vida e os significados da existência humana.

O projeto do filme Deserto Azul, do diretor e artista plástico Eder Santos, foi iniciado em 2005, quando foram criadas as primeiras versões de roteiro e storyboard. Agora o filme está em pós-produção na Alemanha, com a ajuda de um projeto de captação via crowdfunding. Foram nada menos que cinco anos captando dinheiro para as filmagens.

As filmagens foram feitas em Brasília e no Deserto do Atacama, no Chile. Agora, a pós-produção está sendo feita no Estúdio Post-Republic, em Berlim. As gravações em Brasília aproveitaram a arquitetura pitoresca da cidade.

O projeto conta com atores conhecidos, como Ângelo Antônio, Maria Luísa Mendonça e Chico Diaz. A fotografia foi dividida entre Pedro Farkas (A Ostra e o Vento, Um copo de cólera e Zuzu Angel) e Stefan Ciupek, especialista em pós-produção digital que trabalhou em 127 horas, Anticristo e no filme ganhador do Oscar por Quem quer ser um milionário?.

O filme traz um detalhe inovador: os cenários trazem obras de 11 artistas plásticos, como Adriana Varejão, Carlito Carvalhosa, Nydia Negromonte e Rita Meyers. Durante as gravações de 2010, o set de filmagens foi aberto ao público e se tornou uma exposição das obras de arte contemporânea usadas na cenografia.

Embora ainda não tivesse sido uma estréia oficial, o filme foi exibido no Festival Videobrasil, que começou no dia 5 de novembro de 2013. O lançamento oficial de Deserto Azul está previsto só para o início de 2014.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Deserto Azul (2014) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Eder Santos
Roteiro: Eder Santos e Mônica Cerqueira
Produção: André Hallak
Direção de Fotografia: Pedro Farkas e Stefan Ciupek
Montagem: Eder Santos, Leandro Aragão e Fabian Remy
Música: Stephen Vitiello
Empresa Produtora: Trem Chic

Bibliografia

Internet:

FESTIVAL DO RIO 2014. http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/deserto-azul

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.