Esmir Filho

Biografia

Esmir Filho é um cineasta brasileiro. Graduou-se em Cinema na FAAP em 2004.

Dirigiu vídeos experimentais e premiados curtas-metragens. Seu curta Ímpar Par levou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Kiev, Ucrânia, e de Huelva, Espanha.

Seu outro curta, Alguma Coisa Assim, realizado pelo 10º Festival Cultura Inglesa, conquistou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2006, além de ter sido premiado como melhor filme nos Festivais de Cinema de Kiev (Ucrânia), Biarritz e Gramado, onde também levou o prêmio de melhor direção. O curta também recebeu também prêmio de melhor curta concedido pelo Itamaraty.

Esmir é um dos realizadores do vídeo fenômeno da internet, Tapa na Pantera, que ultrapassou da marca de 10 milhões de espectadores. Em setembro do ano de 2006, recebeu o V Prêmio Jovem Brasileiro pelo governo do Estado de São Paulo, concedido pelo mérito dos jovens na sociedade pelo reconhecimento na área e empenho profissional.

Seu curta Saliva também estreou no Festival de Cannes 2007 e recebeu o prêmio de melhor direção no Festival de Gramado 2007. Desde 2005, dirige filmes e conteúdos audiovisuais para a produtora paulistana Ioiô Filmes.

Filmografia

2017 :: Alguma Coisa Assim
2009 :: Os Famosos e os Duendes da Morte
2007 :: Saliva
2006 :: Alguma Coisa Assim
2006 :: Tapa na Pantera
2005 :: Ímpar Par (Curta-metragem)
2004 :: Ato II Cena 5 (Curta-metragem)

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.