Evandro Mesquita

Biografia

Evandro Mesquita é um ator, roteirista, cantor, compositor e músico brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 19 de fevereiro de 1952.

Passou sua adolescência surfando em Saquarema e sonhando ser jogador de futebol. Estudou no Colégio Estadual André Mourois. Com dezoito anos foi reprovado no vestibular para Comunicação. Decidiu, então, fazer Educação Física. Porém, como nesta época já integrava o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, acabou cursando até o terceiro período.

Depois de ter participado do grupo de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone (ao lado de Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Patrícia Travassos e Hamilton Vaz Pereira), consegue uma chance na peça Hoje é Dia de Rock, ao lado de Rubens Correia e Ivan de Albuquerque, que fica um ano em cartaz no Teatro Ipanema, e A China é Azul, de José Wilker.

Nessa época, fez grande sucesso como líder e vocalista da Blitz, banda de rock que ajudou a fundar (ao lado de Fernanda Abreu, Márcia Bulcão e Ricardo Barreto), que se tornou uma das bandas mais populares da época, virando mania musical no início dos anos 1980. O grupo se dissolve em 1986 e, no ano seguinte, lançou seu primeiro disco solo intitulado Evandro, trabalhando como músico e ator. Ao longo da carreira, lançou também os discos Planos Aéreos, Procedimento Normal e Almanaque Sexual dos Eletrodomésticos e Outros Animais. Um sucesso de sua carreira solo foi Babilônia Maravilhosa.

Como ator, participou de novelas e filmes, em geral fazendo o papel do típico carioca, surfista e malandro. Além disso, atua como produtor, diretor e roteirista de filmes, peças e discos.

No cinema, estreia em 1981 no filme Menino do Rio, um grande sucesso ao lado de André de Biasi, a saudosa e bela Cláudia Magno, além de Sérgio Mallandro e Cissa Guimarães. Depois participou de Não Quero Falar sobre Isso Agora (1991), Como Ser Solteiro (1998) e Os Normais – O Filme (2003), talvez seu melhor momento no cinema, em atuação muito inspirada, ao lado de Marisa Orth, Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres.

Na televisão, estreia em 1985 no seriado Armação Ilimitada, seguindo-se Top Model (1989), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), Mulheres de Areia (1993), Desejos de Mulher (2002) e Bang-Bang (2006), como Billy The Kid. A partir de 2005, fez para o elenco fixo do seriado A Grande Família, como Paulão.

Atualmente, tem tido destaque com o personagem Paulão da Regulagem no seriado A Grande Família da Rede Globo. Além de ter lançado um livro em 2008, o Xis Tudo, Evandro também voltou a liderar a banda Blitz, retornando com tudo no cenário musical, lançando em agosto de 2007 o primeiro DVD da banda Blitz Ao Vivo e A Cores. Gravado no final de 2006 no Canecão, no Rio de Janeiro, o álbum contou com grandes participações especiais (Dani Carlos, Paulo Ricardo, Da Gamma, George Israel, Ivete Sangalo e Fernanda Abreu).

Em 2010, a Blitz lançou o CD de músicas inéditas Skut Blitz, o que rendeu também o segundo DVD da banda, contendo as inéditas e as já conhecidas e consagradas canções.

Foi casado com Íris Bustamante com quem tem uma filha, Manuela. Está casado com Andreia Pereira Coutinho, com quem também tem uma filha, Alice, nascida em 2006.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2009 :: Um Lobisomem na Amazônia
2006 :: Brasília 18%
2005 :: Coisa de Mulher
2004 :: O diabo a quatro
2003 :: Os Normais – O Filme …. Sérgio
1999 :: Gêmeas
1999 :: Xuxa Requebra
1998 :: Como Ser Solteiro
1994 :: Dente por Dente (CM)
1991 :: Não Quero Falar Sobre Isso Agora
1988 :: O Inútil
1982 :: O Segredo da Múmia
1982 :: Rio Babilônia
1981 :: Menino do Rio

:: Filmografia como Roteirista ::

1991 :: Não Quero Falar Sobre Isso Agora

:: Filmografia como Dublador ::

2005 :: Deu Zebra
2004 :: 5 criaturas e a Coisa

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2015 :: Circo voador – A nave

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Evandro Mesquita. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/evandro-mesquita/
WIKIPEDIA. Evandro Mesquita. Disponível no endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Evandro_Mesquita

Print Friendly, PDF & Email

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.