Ex-Pajé (2018)

Trailer

Sinopse

Perpera viveu na floresta sem contato com os brancos até os 20 anos de idade. Era um homem poderoso, do povo Paiter Suruí, até o contato com o homem branco, em 1969. Após ser acusado por um pastor evangélico de ter parte com o Diabo, é constrangido a se tornar um porteiro da igreja Evangélica, renunciando aos seus poderes de pajé. No entanto, essa missão comandada pelo pastor intolerante é posta em xeque quando alguém da aldeia vê a morte de perto e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.

Selecionado para a Mostra Panorama do Festival de Berlim 2018, o filme foi exibido no dia 17 de fevereiro de 2018 no festival, apresentando ao público as mudanças sociais e religiosas dos indígenas. A trama gira em torno de Perpera, um antigo pajé da comunidade Paiter Suruí, localizada na Amazônia. Após ter suas crenças demonizadas pelo homem branco, ele se torna pastor evangélico, mesmo ainda tendo visões dos espíritos da floresta.

O roteiro e a direção de Ex-Pajé são de Luiz Bolognesi (o mesmo de Uma História de Amor e Fúria, de 2013), enquanto a produção é de Laís Bodanzky (diretora de Como Nossos Pais).

Elenco

Perpera Suruí
Kabena Cinta Larga
Agamenon Suruí
Kennedy Suruí
Ubiratan Suruí
Mopidmore Suruí
Arildo Gapamé Suruí

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Ex-Pajé (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Luiz Bolognesi
Roteiro: Luiz Bolognesi
Assistente de Direção: Carolina Fernandes
Produção: Fabiano Gullane, Caio Gullane, Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky
Direção de Produção: Flávia Tonalezi
Diretor de Fotografia: Pedro J. Márquez
Montagem: Ricardo Farias
Som: Rodrigo Macedo
Sound Design: Armando Torres Jr. ABC, Caio Guerrin e Manon Ribat

Bibliografia

Livros:

Internet:

BERLINALE 2018. Disponível no endereço: https://www.berlinale.de/en/programm/berlinale_programm/datenblatt.php?film_id=201811624#tab=video25
BURITI FILMES. Disponível no endereço: http://www.buritifilmes.com.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Ex-Pajé. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/ex-paje/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.