Georgette Fadel

Biografia

Georgette Fadel é uma atriz, roteirista e professora de interpretação brasileira. É formada pela Escola de Arte Dramática da USP e diretora formada pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA, da USP.

Com a Cia. S. Jorge de Variedades dirigiu Pedro o cru, de Antonio Patricio; Um credor da fazenda nacional, de Qorpo-Santo; Biedermann e os incendiários, de Max Frisch e Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer, vencedora do Prêmio Shell 2009 na Categoria Especial. Dirigiu ainda Primeiro amor, de Samuel Beckett, com Marat Descartes (vencedor do Prêmio Shell 2007, como Melhor Ator); Love n blembers, dramaturgia de Georgette Fadel e elenco, Santa Luzia passou por aqui com seu cavalinho comendo capim, no Sesi SP e Bartolomeu, o que será que nele deu?, com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, entre outras. Ganhou o Prêmio Shell 2007 de Melhor Atriz por Gota d’água, um breviário.

Como atriz, atuou em Rainha|(s)| – duas atrizes em busca de um coração, adaptação de Mary Stuart de Schiller e direção de Cibele Forjaz; Anjo negro – lembrança de uma revolução: a Missão, adaptação de Nelson Rodrigues e Heiner Müller e direção de Frank Castorf, As Bastianas, direção de Luis Mármora; Esperando Godot, direção de Cristiane Paoli-Quito; Marat-Sade, de Peter Weiss e direção de Francisco Medeiros, entre outras. Com a Cia. do Latão atuou em Ensaio para Danton, Santa Joana dos Matadouros e O nome do sujeito.

É Professora de interpretação na Escola Livre de Teatro de Santo André e no Estúdio Nova Dança, em São Paulo.

Bibliografia

Livros:

Internet:

GEORGETTE Fadel. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa402509/georgette-fadel. Acesso em: 04 de Jul. 2018. Verbete da Enciclopédia.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Georgette Fadel. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/georgette-fadel/
NÚCLEO DE DRAMATURGIA – SESI-PR. Georgette Fadel. Disponível no endereço: http://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/georgette-fadel-1-9545-235962.shtml

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.