Guido Araújo (19-2017)

Biografia

FOTO Guido AraujoGuido Antônio Sampaio de Araújo, em arte conhecido como Guido Araújo, foi um cineasta, documentarista, cineclubista e professor brasileiro nascido na cidade de Castro Alves, no Recôncavo Baiano. Foi criador, no início dos anos 70, da Jornada de Cinema da Bahia, que se tornou o acontecimento cinematográfico voltado para o cinema cultural mais importante do país, com relevância para os curtasmetragens. Foi também cineclubista e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sendo formador de toda uma geração de cineastas em seu estado natal.

Os documentários de curta-metragem incluídos nesta mostra participaram de numerosos festivais e foram aclamados no Brasil e mundo afora. Alguns deles, como Por exemplo: Caxundé, premiado no Festival do Rio, em 1977, foram de realização coletiva, no constante empenho de ensino do cinema que moveu também outros projetos seus.

A geografia e os temas desses curtas-metragens levam o espectador pelo Recôncavo Baiano, às festas e danças do interior da Bahia, a Porto Seguro, à reserva do Raso da Catarina ou à feira da banana, no Rio Jaguaribe. Com seu olhar de intenção próxima ao etnográfico e ao sociológico, formam um mosaico de paisagens humanas e naturais, dos rostos e sons do Brasil mais popular.

No dizer do fotógrafo e produtor Thomaz Farkas, companheiro de criação de Guido Araújo, estes são filmes em que as coisas são ditas não pelas pessoas entrevistadas, mas pela construção dramática, pela essência e não pelo que se fala dela. A diferença é sutil, mas básica, e leva de novo o espectador a vibrar com a dramaticidade do filme do ponto de vista fílmico e não do falado; a construção dramática revela para o espectador algo além do que dizem os entrevistados.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

1984 :: Raso da Catarina – Reserva Ambiental

:: Filmografia como Roteirista ::

1984 :: Raso da Catarina – Reserva Ambiental

:: Filmografia como Produtor Associado ::

1984 :: Raso da Catarina – Reserva Ambiental

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Guido Araújo. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/guido-araujo/
UFBA. A Bahia se despede do Professor Emérito da UFBA Guido Araujo. Disponível no endereço: https://www.ufba.br/ufba_em_pauta/bahia-se-despede-do-professor-em%C3%A9rito-da-ufba-guido-araujo

Print Friendly, PDF & Email

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.