Leon Cakoff (1948-2011)

Biografia

Leon Cakoff, pseudônimo de Leon Chadarevian, foi um crítico de cinema descendente de armênios naturalizado brasileiro, pois nasceu na Síria, no dia 12 de junho de 1948.

Veio para o Brasil com a família quando tinha oito anos. Por problemas com o regime militar, devido à sua atuação política, adotou Cakoff como pseudônimo. Formou-se pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É casado com Renata de Almeida.

Dedicou-se ao cinema, inicialmente como crítico, e a partir de 1974 fez as programações cinematograficas do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Em 1977 criou a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo para comemorar os 30 anos do MASP. Desde então, A mostra vem sendo editada todos os anos, independente do museu, desde 1984.

Em 2000, em sociedade com Adhemar Oliveira, formou a distribuidora Mais Filmes.

Em seus últimos anos apresentou o Mostra Internacional de Cinema na Cultura, junto com Renata de Almeida, trazendo diferentes convidados, que usa um chroma-key, que projeta cenas do filme que seria exibido a seguir na mesma sessão.

Produziu Volte sempre, Abbas (1999) – curta-metragem com co-direção de Renata de Almeida, um registro da visita do cineasta iraniano Abbas Kiarostami à mostra. Em Bem-vindo a São Paulo (2004) – organizou o longa-metragem que tem a participação de varios diretores que mostram a sua versão sobre a cidade.

Leon Cakoff faleceu no dia 14 de outubro de 2011 em decorrência de um melanoma.

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

BALLERINI, Franthiesco. Cinema Brasileiro no Século 21. São Paulo: Summus Editorial, 2012.

Internet:

WIKIPEDIA.

Print Friendly, PDF & Email

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.