Limpam com Fogo (2016)

Trailer

Sinopse

Documentário sobre a epidemia de incêndios em favelas na cidade de São Paulo e a sua relação com a especulação imobiliária.

Quem mora em São Paulo tem a nítida impressão que não há regras ou planejamento urbano que consigam conter a especulação imobiliária, e que certos empreendimentos são realizados à qualquer custo, nem que para isso tenham que passar por cima das leis e das pessoas.

Nos últimos anos essa discussão esquentou devido ao número cada vez maior de incêndios em favelas, vários deles de grande proporção, devastando comunidades inteiras e deixando milhares de famílias sem abrigo. Em 2012 os incêndios tornaram-se praticamente uma rotina e muitas pessoas começaram a levantar suspeitas sobre a procedência de tanto fogo.

Estudos mostraram que a maioria dos incêncios estavam ocorrendo em áreas de grande especulação imobiliária. Autoridades culparam o clima seco, mas comparações com outras cidades e períodos de seca não sustentaram esse argumento. No auge da polêmica, chegou a ser aberta a CPI dos Incêndios nas Favelas, mas foi encerrada de forma súbita e tumultuada.

Além de depoimentos de moradores atingidos e lideranças comunitárias, o filme apresenta entrevistas com diversos especialistas e autoridades envolvidos no assunto, como do então prefeito Fernando Haddad (que assumiu o cargo no auge da polêmica), do jornalista Leonardo Sakamoto e de urbanistas como Nabil Bonduki, Ermínia Maricato e Ana Paula Bruno. Além destes, traz ainda depoimentos marcantes de vítimas dos incêndios, além de outras autoridades, como vereadores que compuseram a polêmica CPI dos Incêndios em 2012 e a Defesa Civil.​

Elenco

Fernando Haddad
Leonardo Sakamoto
Nabil Bonduki
Ermínia Maricato
Ana Paula Bruno

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Limpam com Fogo (2016) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: César Vieira, Conrado Ferrato e Rafael Crespo
Roteiro: Conrado Ferrato e Rafael Crespo
Produção: Rafael Crespo
Direção de Fotografia: Conrado Ferrato
Montagem: Gabriel Borba Lopes
Música: Toinho Melodia
Empresa Produtora: Valete de Copas Filmes

2016 – Doc – 84′

Bibliografia

Livros:

Internet:

ANCINE – AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA. Limpam com Fogo. Disponível no endereço: https://www.ancine.gov.br/pt-br/brasil-nas-telas
CATARSE. Limpam com Fogo. Disponível no endereço: https://www.catarse.me/limpamcomfogo
FESTIVAL DO RIO. Limpam com Fogo. Disponível no endereço: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/limpam-com-fogo
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Limpam com Fogo. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/limpam-com-fogo/
VIMEO. Limpam com Fogo. Disponível no endereço: https://vimeo.com/user22352290

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.