LIVRO – João Goulart: uma biografia

Sinopse

LIVRO - Joao Goulart uma biografiaObra fundamental para se compreender um dos mais importantes símbolos da política brasileira. Fruto de dez anos de pesquisa do historiador Jorge Ferreira, o livro abrange aspectos nunca antes pesquisados deste político cuja trajetória teve influência decisiva para a história do país. Até hoje, tudo o que se escreveu sobre o ex-presidente João Goulart confinou sua memória a dois dias definitivos na história do país: 31 de março e 1º de abril de 1964. Tanto seus detratores quanto seus defensores restringiram sua longa e importante trajetória naqueles dois dias.

Falar de João Goulart é fazer referências ao golpe civil-militar de 1964. Evitando as armadilhas da memória, Jorge Ferreira reconstitui a biografia de Jango, desde seu nascimento até sua morte. É a história de uma vida – pública, mas também da vida privada. A biografia de João Goulart permite ao historiador encontrar meios para compreender aspectos importantes da história contemporânea do país, tornando-se uma ‘janela’ para visualizar o passado. Muitos dos problemas econômicos, políticos, sociais e culturais da atualidade, bem como os dilemas, as contradições, as práticas e as tradições das esquerdas no presente, podem ser compreendidos por esse passado político, afirma Ferreira.

Com base em múltiplas fontes, o autor demonstra a importância política de Jango durante a experiência liberal-democrática brasileira entre 1946 e 1964. Com atuação nas mais diversas esferas do poder público – deputado estadual, deputado federal, presidente do PTB, Ministro do Trabalho, duas vezes vice-presidente, presidente do Senado Federal e, por fim, presidência da República – João Goulart sucumbiu diante do radicalismo das direitas e das esquerdas em 1964.

Dados Técnicos

Título: João Goulart: uma biografia
Autor: Jorge Ferreira
Editora: Civilização Brasileira
Ano da Edição: 2014
Encadernação: Brochura | cm x cm | 714 páginas
ISBN: 978-85-200-1254-3

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.