LIVRO – Rio: 450 anos de cinema

Sinopse

Cinema e arquivo. Acervo fílmico e Instituições de Salvaguarda. Acesso e Difusão. Estes são alguns dos motes que vincularam o Arquivo da cidade e o Departamento de Cinema e Vídeo/UFF na idealização do Cineclube AGCRJ: Rio 450 anos de cinema. Já que em 2015, o Rio de Janeiro e os documentos do AGCRJ completavam e comemoravam quatro séculos e meio de existência.

Rio: 450 anos de cinema é uma coletânea de ensaios que tematizam o Rio de Janeiro e suas representações no cinema. O conjunto de 21 capítulos que compõem o livro apresenta, analisa e interpela filmes brasileiros e estrangeiros que mostraram o Rio não só como um cenário natural privilegiado pelo cinema desde seus primórdios mas também como uma rica, variada e muitas vezes tensa cartografia que simultaneamente exalta suas belezas naturais e expõe muitos detalhes de suas mazelas e tragédias cotidianas.

Os 21 capítulos que fazem parte da coletânea organizam-se em torno de temas maiores que abordam história, política, imprensa, estereótipos, cartões postais, cinema de gênero, incluindo a animação, melodramas, filmes policiais, paisagens geográficas e humanas do subúrbio, memória e arquivo.

O livro Rio: 450 anos de cinema é organizado por Beatriz Kushnir e João Luiz Vieira, tem 335 páginas e muitas ilustrações.

Dados Técnicos

Título: Rio: 450 anos de cinema
Autores: Beatriz Kushnir e João Luiz Vieira (org.)
Editora: Em Tempo / Faperj
Ano: 2016
Encadernação: | cm x cm | 336 páginas
ISBN: 9788593374005

Print Friendly, PDF & Email

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.