Marisa Orth

Biografia

Marisa Domingos Orth, em arte conhecuda como Marisa Orth, é uma atriz, cantora e humorista brasileira nascida em São Paulo (SP) no da 21 de outubro de 1963. É formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em interpretação pela Escola de Arte Dramática (EAD), da USP.

Cresceu em meio de crianças de classe média alta, nos bairros de Cerqueira César, Vila Mariana e Higienópolis. Estudou nos colégios mais tradicionais de São Paulo. Na hora de escolher uma profissão, sabe que seu caminho é o palco. Mesmo assim, presta vestibular para Psicologia. Um ano depois, frequenta simultaneamente as aulas da Escola de Artes Dramáticas. Começou a se envolver pra valer com teatro. Formada, guardou o diploma na gaveta.

Estreou nos palcos em 1983, na peça Una Serata Al Sugo, de Miroel Silveira. Com humor nas veias, sempre teve dom para comédia, ao fazer macaquices até nos bastidores, antes de as cortinas se abrirem. Amadureceu e participou mais intensamente do teatro.

A atriz enfrentou um sucesso estrondoso ao viver a personagem Magda no seriado Sai de Baixo da Rede Globo, que a fez receber vários prêmios de melhor humorista na época.

Estreou no cinema em 1979, no curta-metragem Kikos Marinhos, uma produção em Super-8. Seu primeiro longa foi Não Quero Falar sobre Isso Agora, em 1991.

Suas atividades foram intensas: fez teatro, cinema, e, na televisão, culminou no enorme sucesso como a Magda, do programa humorístico televisivo Sai de Baixo, ao lado de Miguel Falabella e grande elenco, que fica dez anos no ar. Para completar, participou como vocalista das bandas Luni e Vexame.

Estreou na TV Globo no humorístico TV Pirata, em 1988. Participou de algumas novelas também, como Rainha da Sucata (1990), como Nicinha; Deus nos Acuda (1992), como Valquíria; Agora é que São Elas (2003), como Van Van; e Bang Bang (2005), como a beata Ursula Lane.

Em 1990, ganhou o Prêmio APCA de Melhor Revelação Feminina pela interpretação da personagem Nicinha na telenovela Rainha da Sucata.

Em 2006, a personagem Magda foi eleita pelo site Top Of Business Brasil como a melhor personagem de humor da televisão brasileira. Na votação (que recebeu aproximadamente 1,5 milhão de votos), Magda recebeu 15% dos votos do público. Em segundo lugar ficou Barbosa, personagem interpretado por Ney Latorraca no extinto TV Pirata, com 13%. Em terceiro, aparecia Caco Antibes, personagem de Miguel Falabella, também do Sai de Baixo, com 9% dos votos. Na votação, participavam mais de 50 personagens de humor da televisão brasileira.

O sucesso de sua participação no semanal Sai de Baixo era tanto que, em 1997, Marisa Orth aceita convite para posar nua para a Revista Playboy brasileira. A capa da edição dizia: Marisa Orth, a Magda de ‘Sai de Baixo’. Logo depois, Marisa interpretou Cleópatra no video-game infantil Gustavinho e o Enigma da Esfinge.

Depois atuou em episódios esporádicos de A Diarista (2006) e Minha Nada Mole Vida (2007). Em 2007, novamente ao lado de Miguel Falabella, integrou o elenco fixo no humorístico Toma Lá Dá Cá, como a hilária Rita. Marisa encerrou com a personagem assim que o seriado teve o seu término, dois anos e meio mais tarde, em dezembro de 2009.

Seu prestígio e carisma a levou a co-apresentar os primeiros episódios da edição inaugural do Big Brother Brasil junto com Pedro Bial, que depois acabou ficando como o único apresentador. Ocorreu que Marisa foi tirada do programa por dizer coisas que não devia para os participantes do programa.

No cinema, tem ainda uma extensa filmografia de curtasmetragens como Hot Dog (1983) e A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti (1995) e longas como Durval Discos (2002), Como Fazer um Filme de Amor (2004), Maré, Nossa História de Amor (2007), entre outros.

No dia 04 de dezembro de 2009, estreiou nos cinemas o filme É Proibido Fumar, em que há participação de Marisa. O filme conta a história de uma professora de violão fumante que começa a namorar seu vizinho, um músico de churrascaria e por ele larga o cigarro. Mas a sua crise de abstinência será apimentada pelas saudades que ele sente da ex-mulher, uma carioca que é modelo de mão. Há também uma participação da cantora Pitty no longa.

Por sua atuação em É Proibido Fumar, Marisa Orth concorreu ao 5º Prêmio Contigo! de Cinema na categoria Melhor Atriz Coadjuvante.

Marisa Orth voltou à TV, interpretando a Dra. Michele, no seriado S.O.S. Emergência, que teve sua estréia na grade da Rede Globo em 04 de abril de 2010. Sua personagem era uma médica pra lá de maluca e que já no começo do seriado vem cativando milhares de fãs. O seriado conta a história da inusitada rotina dos profissionais do Hospital Isaac Rosenberg, trazendo humor às relações entre médicos e pacientes. Os personagens do seriado trabalham no hospital e recebem, a cada episódio, pacientes variados.

Em 1991, Marisa Orth casou-se com o produtor cinematográfico Evandro Pereira, com quem teve um filho, João Antonio (nascido em 1998).

Filmografia

2015 :: De onde eu te vejo
2011 :: Família vende tudo
2009 :: É Proibido Fumar
2007 :: Maré – Nossa História de Amor (Brasil/França/Uruguai)
2004 :: Como Fazer Um Filme de Amor
2003 :: Os Normais – O Filme
2002 :: Durval Discos
2001 :: A La Carte (CM)
2000 :: Almas em Chamas (voz)
1999 :: Por Trás do Pano
1998 :: Os Penúltimos Serão os Segundos (CM)
1998 :: Boleiros – Era Uma Vez o Futebol
1996 :: Lembranças do Futuro (CM)
1996 :: Doces Poderes
1995 :: Nelson (CM)
1995 :: A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti (CM)
1993 :: Capitalismo Selvagem
1993 :: A Má Criada (CM)
1992 :: Bilhete Premiado (CM)
1992 :: Tanta Estrela por Aí (CM)
1991 :: 3×4 (CM)
1991 :: Não Quero Falar Sobre Isso Agora
1987 :: A Vida Como ela É (CM)
1987 :: A Mulher Fatal Encontra O Homem Ideal (CM)
1984 :: Paixão XX (CM)
1983 :: Hot Dog (CM)
1980 :: Jeito de Corpo (CM) (Super-8)
1979 :: Kikos Marinhos (CM) (Super-8)

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Marisa Orth. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/marisa-orth/

Print Friendly, PDF & Email

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.