Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos (2017)

Sinopse

Por meio de imagens raras de arquivos, entrevistas e um vasto material iconográfico e audiovisual, o documentário busca resgatar o papel do cineasta e artista plástico Neville D’Almeida, da era do Cinema Marginal até o presente, passando por seus grandes sucessos de bilheteria (A Dama do Lotação; As Sete Gatinhas) e seus problemas com a censura durante o regime militar.

Apesar dos inúmeros sucessos e filmes premiados em festivais, Neville não tem projetos selecionados por editais por 20 anos, devido ao que ele chama de ditadura dos editais. Neville também é artista plástico e foi responsável ao lado de Hélio Oiticica pela criação da videoinstalação Cosmococas.

Em 2018, o filme Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos, dirigido por Mario Abbade, foi selecionado para a programação do Festival É Tudo Verdade.

Elenco

Neville D’Almeida
Regina Casé
Lima Duarte
Cacá Diegues

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos (2017) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Mario Abbade

Brasil, 2017, 106 min.

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/neville-dalmeida-cronista-da-beleza-e-do-caos/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.