O deserto do deserto (2016)

Trailer

Sinopse

Documentário de longa-metragem sobre um dos mais duradouros e menos conhecidos conflitos do planeta – a invasão do Saara Ocidental, a última colônia da África, ocupada pelo Marrocos há 40 anos, e o drama de seu povo, os beduínos nômades Saharauis. A equipe do documentário passou um mês filmando no Campo de Refugiados Saharauis, na Argélia, e no chamado Território Livre Saharaui. Metade desse tempo foi empreendido em uma viagem de 3.200 km pelo deserto, por regiões às quais nenhum estrangeiro teve acesso desde 1991.

Confinados na parte mais inóspita do Deserto do Saara, o Povo Saharaui resiste a mais de 40 anos de guerra e exílio. As tentativas de recuperação do território foram bloqueadas pela construção pelo Exército Marroquino de um muro com 2.700 km de extensão guarnecido por 140 mil soldados e sete milhões de minas, isolando os Saharauis das enormes riquezas minerais e pesqueiras do território ocupado. O muro marroquino, conhecido como Muro de la Vergüenza, é a maior barreira militar defensiva do mundo.

Os cineastas Samir Abujamra e Tito Gonzalez Garcia acabaram fazendo parte do conflito quando o jipe que estavam explodiu ao passar por sobre uma mina anti-tanque, a apenas 800 metros do destino final – o Oceano Atlântico.

O Deserto do Deserto é um filme que leva à uma nova percepção do triste destino de um povo nômade forçado a viver confinado e que tem seu sofrimento praticamente desconhecido pela opinião pública mundial.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O deserto do deserto (2016) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Samir Abujamra e Tito Gonzalez Garcia
Roteiro: Samir Abujamra e Tito Gonzalez Garcia
Empresa Produtora: Ouidah Films
Empresa Coprodutora: Canal Brasil

Título: O Deserto do Deserto
Gênero: Documentário
Brasil / 2016 / 86 min.
Classificação: 12 anos

Bibliografia

Livros:

Internet:

ANCINE – AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA. O deserto do deserto. Disponível no endereço: https://www.ancine.gov.br/pt-br/brasil-nas-telas/o-deserto-do-deserto/
FACEBOOK. O deserto do deserto. Disponível no endereço: https://www.facebook.com/odesertododeserto/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. O deserto do deserto. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/o-deserto-do-deserto/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.