O Desmonte do Monte (2018)

Trailer

Sinopse

O Desmonte do Monte aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o Morro do Castelo foi destruído por reformas urbanísticas com o intuito de higienizar a cidade do Rio de Janeiro.

O Morro do Castelo de São Sebastião, conhecido como Colina Sagrada, foi escolhido pelos colonizadores portugueses para ser o local da fundação do Rio de Janeiro e construção das suas primeiras moradias. Apesar da sua importância histórica e arquitetônica, esse marco inicial da cidade foi destruído por reformas urbanísticas para, assim, melhor promover a especulação imobiliária.

O filme aborda a lenda do tesouro armazenado nas entranhas do morro, e conta com trechos de O Subterrâneo do Morro do Castelo, escrito por Lima Barreto, que foi uma das poucas vozes que defendeu publicamente a sua permanência no lugar de origem.

O filme tem a sua narrativa baseada em iconografias e pinturas de diversos períodos, desde a fundação da cidade de São Sebastião até os dias atuais, e conta com imagens em movimento da Celebração do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, evento realizado com as terras do desmonte do Morro do Castelo, e, também, com depoimentos em áudio de seus ex-moradores e dos engenheiros que trabalharam no seu desmonte.

A narração do filme é de Helena Ignez, Negro Leo e Marcos Alvisi.

Elenco

Helena Ignez …. Narração
Negro Leo …. Narração
Marcos Alvisi …. Narração

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Desmonte do Monte (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Sinai Sganzerla
Roteiro: Sinai Sganzerla
Produção Executiva: Sinai Sganzerla
Controller: Cristiane Cavalcante
Produção de base: Ludmila Patrício
Fotografia cidade contemporânea: Nayana Sganzerla e Sinai Sganzerla
Montagem: Rodrigo Lima
Assistente de Edição: Livio Leite
Edição de Som: Damião Lopes, Jesse Marmo e Vinicius Leal
Mixagem de Som: Damião Lopes, Jesse Marmo e Vinicius Leal
Pesquisa adicional e tratamento iconográfico: Lucio Branco
Pós-produção e finalização: Hebert Marmo
Colorista: Anuar Marmo
Motion design: Rodrigo Lima, Jansen Raveira e Andre Pantoja
Montagem Trailer e filmes de divulgação: Claudio Tammela
Letreiros e Cartaz: João Marcos de Almeida
Seleção musical: Sinai Sganzerla
Música original: Marcelo Callado
Empresa Produtora: Mercúrio Produções
Distribuição: Mercúrio Produções
Patrocinio: BRDE / Fundo Setorial do Audio Visual

Exibição Exclusiva: Canal Curta!

Bibliografia

Livros:

Internet:

ANCINE. O Desmonte do Monte. Disponível no endereço: https://www.ancine.gov.br/pt-br/brasil-nas-telas/o-desmonte-do-monte-0
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. O Desmonte do Monte. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/o-desmonte-do-monte/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.