O Preço da Paz (2002)

Sinopse

Primeiro filme de longa-metragem de Paulo Morelli, O Preço da Paz conta com o ator curitibano Herson Capri no papel principal, mais a presença de Lima Duarte, Giulia Gam, Camila Pitanga, Danton Mello e José de Abreu.

O filme conta como aconteceu a Revolução Federalista. Um golpe do Presidente Floriano fecha e logo em seguida reabre o Congresso Nacional, para colocar a mesa de decisões um grupo de correligionarios que rezavam pela sua cartilha.

No sul do país, inconformados, um grupo de idealistas revolucionários, os Maragatos se insurgem e avançam para o Rio de Janeiro. O intuito: se juntar às tropas do Almirante Saldanha para, juntos, deporem o Presidente. Mostra ainda a história do Barão do Serro Azul (Herson Capri) na tentativa de comprar a paz, pagando para que os maragatos não atacassem Curitiba.

Entre as curiosidades da produção, foi o filme ter sido inteiramente rodado no Paraná (em seis cidades do estado), sendo necessário construir aproximadamente 37 sets de filmagens e utilizar mais de 1300 figurantes.

A inspirada e bem cuidada trilha sonora de O Preço da Paz foi composta especialmente por Jaime Zenamon e foi executada pela Orquestra Sinfônica de Berlim para a gravação do score original do filme.

Elenco

Herson Capri (Barão)
Giulia Gam (Baronesa)
Camila Pitanga (Anésia)
Danton Mello (Daniel)
José de Abreu (Cezário)
Lima Duarte (Gumercindo)

Ficha Técnica

Direção: Paulo Morelli
Roteiro: Walter Negrão
Produção: Maurício Appel
Música: Jaime Zenamon
Direção de Fotografia: Luís Branquinho
Direção de Arte: Daniel Marques
Montagem: Paulo Morelli

Prêmios

:: Kikito de Ouro de Melhor Edição, no Festival de Cinema de Gramado.
:: Kikito de Ouro de Melhor Direção de Arte, no Festival de Cinema de Gramado.
:: Prêmio do Júri Popular, no Festival de Cinema de Gramado.

Bibliografia

Fontes de Referência




Print Friendly, PDF & Email

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.