Os Órfãos de Canudos

Sinopse

Documentário que propõe uma reflexão sobre a Guerra de Canudos e suas consequências através de um fato muito pouco conhecido, o de um grupo de cerca de 250 mulheres e crianças sobreviventes da guerra.

Dizimada Canudos, essas mulheres e crianças, ficaram à mercê da própria sorte. As que estavam em melhores condições de saúde foram negociadas por oficiais do Exército que as vendiam para coronéis da região e até prostíbulos. Muitas dessas meninas foram estupradas por soldados nos momentos finais da guerra e depois pelos que as compravam.

Pela primeira vez é esclarecido o mistério sobre o jaguncinho que Euclides da Cunha trouxe para São Paulo e o que aconteceu com o menino e seus descendentes, alguns ainda vivos. Depoimento da historiadora Vanessa Sattamini, que percorreu as trilhas do paradeiro do menino de Canudos, traz uma abordagem inédita em filme.

Ainda hoje, Canudos suscita interrogações sobre a República que construímos e que, 120 anos depois convive com a mesma desigualdade social da época da guerra e nos coloca em confronto com a contradição de dois Brasis: o Brasil moderno contra o Brasil arcaico, o de ontem e o de hoje.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Os Órfãos de Canudos que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Ivo Branco
Roteiro: Ivo Branco
Pesquisa: Ivo Branco
Produção: Ivo Branco
Empresa Produtora: Etcétera Filmes

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Os Órfãos de Canudos. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/os-orfaos-de-canudos/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.