Oxicianureto de Mercúrio (2008)

Sinopse

O filme de curta-metragem Oxicianureto de Mercúrio, produção da Camisa Listrada e direção de André Carreira, ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator (Leonardo Bertholini) e Melhor Montagem (Armando Mendz) na 5ª edição do Festival Cinema dos Sertões.

O curta conta a história de Amâncio (Leonardo Bertholini), um jovem boêmio da década de 30 que encontra amigos em um bar e relata o seu doloroso tratamento com Oxicianureto de Mercúrio para se curar de uma úlcera sifilítica no estômago. Enquanto a sua história toma ares de fantasia e aventura, um homem bruto e bêbado (Adilson Maghá) o desafia a provar que realmente está curado.

Oxicianureto de Mercúrio, curta de André Carreira, ganha Melhor Filme no Festival Cinema dos Sertões. O Festival aconteceu na cidade de Floriano, no Piauí, entre os dias 16 e 20 de novembro, contando com uma maratona de oficinas, seminários, palestras e exibições que levaram cerca de 5.200 pessoas aos espaços de projeção. Foram 47 filmes exibidos, 16 na mostra Competitiva e 31 na Não-Competitiva. O Festival contou com o patrocínio da Petrobrás e Apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Elenco

Leonardo Bertholini …. Amâncio
Adilson Maghá …. Bêbado

Ficha Técnica

Direção: André Carreira
Montagem: Armando Mendz
Empresa Produtora: Camisa Listrada

Bibliografia

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.