Pelé – Um Rei Desconhecido (2017)

Sinopse

Histórias surpreendentes, preservadas em arquivos estrangeiros, da estreia do menino prodígio na copa de 1958 até a despedida em Nova Iorque, com flagrantes de Pelé em campo e fora das quatro linhas filmados por estrangeiros no Brasil, na Europa, nas Américas e na Oceania.

Pelé abandonou os gramados há mais de 40 anos e, mesmo com todos os fenômenos da bola nascidos desde então, sua realeza entre as quatro linhas continua inquestionável. Seus mais de mil gols e as três Copas do Mundo por ele conquistadas continuam eternizados no imaginário dos fãs de futebol ao redor do planeta como feitos do maior jogador de todos os tempos. Coproduzido pelo Canal Brasil em parceria com a Bizum, o documentário de Ernesto Rodrigues traz imagens raras de acervos estrangeiros, preservadas ao longo dos anos, com registros valiosos do craque em ação dentro e fora de campo, filmados no Brasil, na Europa, nas Américas e até na Oceania.

O média-metragem traz cenas raras de Pelé desde o início da sua carreira, com a camisa do Santos e da Seleção Brasileira. A narração de Roberto Nonato contextualiza os gols e as partidas e entrevistas com jornalistas de diversas nacionalidades demonstram a importância do jogador para a história do esporte. Todas as falas são complementadas por deliciosas imagens de Pelé nos campos ou em momentos de descontração, como desembarcando na França para a lua de mel com sua primeira esposa ou almoçando ao lado dos também inesquecíveis Coutinho e Pepe, seus companheiros de relvado.

Em tom nostálgico, é possível conferir mais algumas preciosidades inéditas do rei que, mesmo distante dos gramados, não parece pronto para abdicar de sua majestade.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Pelé – Um Rei Desconhecido que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Ernesto Rodrigues
Roteiro: Ernesto Rodrigues e Paulo Rubens Sampaio
Produção Executiva: Pedro Pedreira e Tadeu Lopes Rodrigues
Produção: Alicia Lerer, Paulo Rubens Sampaio, Pedro Pedreira, Stephany Bizzo e Tadeu Lopes Rodrigues
Pesquisa: Paulo Rubens Sampaio e Tadeu Lopes Rodrigues
Diretor de Fotografia: Márcio Zavareze e Uirá Fornaciari
Edição de Imagem: Thiago Maia
Finalização: Thiago Maia
Produtora: Bizum
Coprodutora: Canal Brasil

Doc, 38 min, cor, Full HD, RJ, 2017, LIVRE

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Pelé – Um Rei Desconhecido. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/pele-um-rei-desconhecido/

Print Friendly, PDF & Email

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.