Primeiro Plano 2004 – Festival de Cinema de Juiz de Fora

Evento

O Primeiro Plano 2004 – Festival de Cinema de Juiz de Fora chegou à sua terceira edição, colocando Juiz de Fora definitivamente no circuito nacional de festivais e traçando um panorama do futuro do cinema brasileiro.

Uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais, com patrocínio do Ministério da Cultura/ Fundo Nacional de Cultura/ Secretaria do Audiovisual, em parceria com a Ace/Optmídia, a Fundação Euclides da Cunha e a Groia Filmes, com apoio inestimável do Moviecom Alameda, do Alameda Mall; do Decine-CTAv-Funarte; da Kodak Brasileira; da Cine Lights; da Link Digital; da Camilo dos Santos; da Riofilme; da Prefeitura de Juiz de Fora; do Terra; da Urban Data; do Mama Roma; do Canal Brasil; do Curtagora; da Revista de Cinema; da Tela Viva; da Mídia Viva e do Majestic Colonial Hotel, o festival aconteceu entre os dias 10 a 13 de novembro de 2004 no Moviecom Alameda.

Exibindo 62 trabalhos dentro das mostras competitivas de filmes e vídeos e uma retrospectiva completa da obra do cineasta mineiro Helvécio Ratton, tivemos um público estimado em duas mil pessoas. O festival também recebeu convidados de várias partes do Brasil.

Premiados

No encerramento, exibimos os principais premiados da edição anterior e entregamos os prêmios aos trabalhos abaixo relacionados:

Melhor Filme: Habanera, de Joana Oliveira.
Melhor Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra, por O Lençol Branco.
Melhor Roteiro: Adolfo Sarkis, por Morango com Limão
Prêmio Especial do Júri: Dalva, de Caroline Leone.
Melhor Filme pelo Voto do Público: Morango com Limão, de Adolfo Sarkis.
Melhor Vídeo pelo Voto do Público: Império da Vaidade, de Wilton Araújo.

Galeria

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.