Primeiro Plano 2017 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades

Evento

Em sua 16º edição, o Primeiro Plano 2017 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é uma realização da Associação Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais, da Insensatez Audiovisual e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa. O evento conta com o apoio da TV Integração e tem a previsão de ocorrer no final do mês de outubro de 2017, em Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata de Minas Gerais.

O festival, que vem sendo realizado de forma ininterrupta desde 2002, é a oportunidade que o público tem de assistir aos filmes que dificilmente seriam integrados ao circuito comercial de cinema. Uma das principais preocupações do Festival é em relação à formação e inclusão do público infantil e juvenil. Dentre nossas principais atividades está a Sessão Escola, que acontece desde 2005, voltada para alunos de escolas municipais, com filmes de temática infantil e votação do melhor curta-metragem eleito pelas crianças.

É possível se inscrever para a Mostra Competitiva Regional, que reúne os curtas-metragens realizados por cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata, ou para a Mostra Competitiva Mercocidades, que exibe os filmes dirigidos por cineastas estreantes dos países que fazem parte da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador). Em ambos os casos, as produções devem ter sido finalizadas a partir de janeiro de 2016, com duração máxima de 20 minutos.

Na Mostra Competitiva Regional, os participantes que são universitários ainda podem concorrer ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que premia o vencedor com R$ 9 mil (incidirão sobre o pagamento todos os impostos devidos, e serão retidos na fonte, sendo pago o valor líquido) para realizar uma nova produção. Para a Mostra Mercocidades, o festival é voltado exclusivamente para diretores que estão estreando na função.

Há o júri jovem, composto por jovens universitários da cidade. Selecionados por seus professores, esses jovens escolhem o melhor curta-metragem da Mostra Competitiva Nacional segundo seus próprios critérios.

O Festival realiza também sessões no bairro de Benfica e pretende ampliar as exibições nos bairros periféricos de Juiz de Fora. Além da exibição de filmes, o Festival sempre procura realizar diversas outras atividades, como oficinas e palestras, também gratuitas e abertas à população local.

Na última edição, em 2016, o evento recebeu mais de 200 inscrições, exibiu mais de 60 longas e curtas-metragens, além de promover debates e oficinas. O curta juizforano A menina que colecionava estrelas, de Ana Cláudia Ferreira, levou o Prêmio Incentivo Primeiro Plano. Feminino, da diretora Carolina Queiroz, ganhou o Voto do Público na Mostra Competitiva Regional. Já na Mostra Competitiva Mercocidades, o curta vencedor de melhor filme foi Quem matou Eloá?, de Lívia Perez.

A Seleção:

As inscrições para a 16ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades sempre são voltadas a diretores estreantes interessados em exibir seus curtas-metragens para o grande público. As inscrições ficaram abertas o dia 18 de agosto de 2017, disponíveis exclusivamente pelo site http://www.primeiroplano.art.br/.

Os interessados se cadastraram no site, criando um login pessoal, com senha. Depois acessaram o cadastro e efetuaram a respeciva inscrição, tendo a opção de salvá-la e continuar depois. O realizador, produtor e/ou responsável teve que enviar o link onde estava disponível o filme, informando – se fosse o caso – a senha para o e-mail inscricoes@primeiroplano.art.br.

Houve a possibilidade também de enviar o curta por mídia física (DVD), para o endereço Avenida Presidente Itamar Franco, nº 728, sala 503, Centro, Juiz de Fora – até o dia 18 de agosto de 2017, pelos Correios.

Os curtas de língua espanhola tiveram que ser enviados com legendas em inglês ou português.

Selecionados

MOSTRA COMPETITIVA MERCOCIDADES

MOSTRA COMPETITIVA REGIONAL

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Primeiro Plano 2017. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/primeiro-plano-2017/
PRIMEIRO PLANO. Disponível no endereço: http://www.primeiroplano.art.br/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.