Rio, Zona Norte (1958)

Sinopse

O filme narra a trajetória de um sambista carioca e as agruras da vida de um típico brasileiro, que vê no samba a inspiração para retratar um pouco de sua vida e/ou narrar o que o mesmo vê e sente.

O filme traz informações relevantes sobre o samba de raiz e as dificuldades dos elementos anônimos que criam letras e muitas vezes são trapaceados por pessoas que lucram sobre os direitos autorais.

Elenco

Grande Otelo (Espírito da Luz Soares)
Jece Valadão (Maurício)
Paulo Goulart (Moacir)
Malu Maia (Adelaide)
Zé Keti (Alaor Costa)
Ângela Maria (Ela mesma)
Haroldo de Oliveira (Lourival)

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Rio, Zona Norte (1958) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Nelson Pereira dos Santos
Roteiro: Nelson Pereira dos Santos
Produtores: Ciro Freire Cúri, Mário Aldrá, Nelson Pereira dos Santos, Roberto Santos

Bibliografia

Livros:

SADLIER, Darlene J.. Nelson Pereira dos Santos. Chicago: University of Illinois Press, 2003.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Rio, Zona Norte. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/rio-zona-norte/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.