Roberto Gervitz

Biografia

Roberto Gervitz é um cineasta brasileiro.

Diretor e roteirista, formado em ciências sociais pela USP, ingressou no cinema em meados da década de 1970, realizando naquele período trabalhos de forte cunho político: dirigiu, entre outros, os documentários Greve geral (1976), A história dos ganha-pouco (1977), e codirigiu, com Sérgio Toledo, Braços cruzados, máquinas paradas (1979).

Naquele período, trabalhou como editor de som, diretor de dublagem e montador em diversas produções. Em sua formação cinematográfica, estão incluídos um workshop com Gabriel Garcia Márquez, na Escuela Internacional de Cinema y Vídeo (Cuba – 1989), e um estudo sobre cinema documental realizado em Paris, no Centro Georges Pompidou e na Cinemateca Francesa. Em 1986, roteirizou e dirigiu Feliz ano velho, filme que abarcou diversos prêmios no Festival de Gramado de 1988 – incluindo o prêmio especial do júri, melhor filme segundo o júri popular e melhor roteiro –, e que também foi premiado no Festival de Havana. Em 1990, dirigiu a segunda unidade de Brincando nos campos do Senhor de Hector Babenco e começou a desenvolver o roteiro do longa-metragem Jogo subterrâneo, baseado no conto Manuscrito encontrado em um bolso de Júlio Cortazar. Em 1991, foi convidado para desenvolver o projeto da série Gente que faz, tendo dirigido, entre 1992 e 1995, 85 dos seus 150 episódios. Em 1998, retomou o roteiro de Jogo subterrâneo, escrito ao lado de Jorge Durán. Produzido por Francisco Ramalho Jr., o longa foi rodado em 2003 e lançado em 2005. Com Felipe Camargo como protagonista, o filme participou de festivais nacionais e internacionais ganhando vários prêmios, entre eles melhor direção no Cinema Novo International Film Festival, na Bélgica; melhor música e melhor montagem no Festival Internacional Del Nuevo Cine Latino-Americano, em Cuba; e o Prêmio Especial do Júri do Festival de Palm Springs, nos EUA. Ainda em 2005, dirigiu quatro dos 10 episódios da série Carandiru – outras histórias, produzida pela Rede Globo.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::]

2015 :: Prova de Coragem
2005 :: Jogo Subterrâneo
1988 :: Feliz Ano Velho
1979 :: Braços cruzados, máquinas paradas
1977 :: A história dos ganha-pouco
1976 :: Greve geral

:: Filmografia como Roteirista ::

2015 :: Prova de Coragem
2005 :: Jogo Subterrâneo
1979 :: Braços cruzados, máquinas paradas

:: Filmografia como Produtor Executivo ::

1979 :: Braços cruzados, máquinas paradas

:: Filmografia como Montador ::

1979 :: Braços cruzados, máquinas paradas

:: Filmografia como Direção de Som ::

1979 :: Braços cruzados, máquinas paradas

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

DURÁN, Jorge; GERVITZ, Roberto. Jogo Subterrâneo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, .

GERVITZ, Roberto; MOCARZEL, Evaldo. Roberto Gervitz: brincando de Deus. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.

Print Friendly, PDF & Email

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.