Tomie (2013)

Filme

Sinopse

Ao reconhecer em Tomie Ohtake, a personalidade que melhor incorporou a unidade cultural entre Brasil e Japão, Tizuka Yamasaki baseou a sua contribuição para os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, celebrado em 2008, produzindo o documentário Tomie sobre a artista. Por meio de entrevistas conduzidas pela cineasta, Tizuka traz depoimentos dos críticos Paulo Herkenhoff, Agnaldo Farias e Miguel Chaia, além de conversas informais sobre a vida pessoal e profissional de Tomie Ohtake. Ao captar momentos da artista trabalhando em seu ateliê, rabiscando, recortando papéis, pensando em mais um novo projeto, ao lado dos filhos Ruy Ohtake e Ricardo Ohtake, com a família nos almoços de domingo e com os amigos, a diretora evoca a natureza harmoniosa entre vida e obra, que acabou construindo a grande personalidade que é a Tomie.

Elenco

Tomie Ohtake
Paulo Herkenhoff
Agnaldo Farias
Miguel Chaia
Ruy Ohtake
Ricardo Ohtake
Tizuka Yamasaki

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Tomie (2013) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Tizuka Yamasaki

Brasil | 34 min. | 2013

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Tomie. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/tomie/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.