Totia Meirelles

Biografia

Maria Elvira Meirelles, em arte conhecida como Totia Meirelles, é uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 11 de outubro de 1958.

Aos seis anos de idade, começou a fazer balé, com aulas no Círculo Militar, no Rio de Janeiro. Cursou Educação Física e torna-se professora de balé. Em seguida, foi aprovada para o musical Chorus Line e inicia carreira no teatro.

Já como profissional, participou de peças importantes como Os Monólogos da Vagina, de Miguel Falabella, e Cristal Bacharach, de Charles Moeller e Cláudio Botelho.

Em 1989, fez sua primeira novela, Que Rei Sou Eu?, como a prostituta Monah. Em seguida, foi convidada para participar da Escolinha do Professor Raimundo. Iniciou assim sua carreira de atriz coadjuvante em novelas e minisséries como Mulheres de Areia (1993), O Fim do Mundo (1996), Perdidos de Amor (1996), Suave Veneno (1999), O Clone (2001), mas tornou-se conhecida em todo o Brasil como Vera, mãe de Radar (Duda Nagle). Passou a ser então muito requisitada, numa sequência espetacular, como a Vera, mãe de Lurdinha (Cleo Pires) em América (2005), a Silvana de Cobras e Lagartos (2006), a Jandira de Duas Caras (2008), a Catarina de Casos e Acasos (2008) e a Aída Mota de Caminho das Índias (2009).

Estreou no cinema no mesmo ano no filme Apolônio Brasil, Campeão da Alegria. Embora tenha começado tarde sua carreira na televisão e cinema, hoje é reconhecidamente uma grande atriz brasileira.

Está casada desde 1990 com o médico Jaime Rabacov (1957) mas não tem filhos.

Filmografia

2018 :: Talvez uma história de amor
2015 :: Divã a 2 – O Filme
2003 :: Apolônio Brasil, Campeão da Alegria

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Totia Meirelles. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/totia-meirelles/

Print Friendly, PDF & Email

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.