A Turma da Mônica em a Princesa e o Robô (1983)

Sinopse

A Princesa e o Robô é um filme de animação brasileiro produzido em 1983 pelo cartunista Maurício de Sousa. Trata-se do segundo filme da Turma da Mônica. O filme mistura os gêneros Aventura e Space opera, sendo vagamente baseado na franquia Star Wars do consagrado produtor norte-americano George Lucas.

Ao contrário do filme anterior, A Princesa e o Robô segue um único enredo original, não sendo baseado em histórias em quadrinhos já publicadas como foi o seu antecessor. Nele, a Turma da Mônica viaja pelo espaço em busca de um coração para uma criatura robótica chamada Robôzinho para, assim, possibilitar um casamento entre ele e coelhinha Mimi, princesa de seu planeta de origem. Todavia, a turminha enfrenta diversas dificuldades do vilão Lorde Coelhão que fará de tudo para impedir que as crianças consigam tal objetivo e assim ter a mão da princesa e ser herdeiro direto do Rei de Cenourando.

Outro fator mudado durante a produção deste filme foram os dubladores: quase todo o elenco do filme anterior foi substituído. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali passaram a ser dublados por Marli Bortoletto, Angélica Santos, Paulo Camargo e Elza Gonçalves, respectivamente. Em relação ao primeiro filme, foram preservados apenas os dubladores Arakem Saldanha (Lorde Coelhão) e Denise Simonetto (Anjinho).

Vendo o sucesso que As Aventuras da Turma da Mônica alcançou, Maurício de Sousa imediatamente iniciou a produção de A Princesa e o Robô assim que o primeiro filme saiu de cartaz. Itsuo Nakashima e José Márcio Nicolosi ficaram responsáveis pelos roteiros e a história do filme foi criada por Maurício de Sousa e Reinaldo Waisman.

Trata-se do primeiro filme totalmente animado de Maurício de Sousa, uma vez que As Aventuras da Turma da Mônica teve algumas cenas em live-action com atuação do próprio desenhista. O filme foi produzido durante quase todo o ano de 1983 e foi lançado em janeiro do ano seguinte pela Embrafilme.

Elenco

Marli Bortoletto …. Mônica
Angélica Santos …. Cebolinha
Paulo Camargo …. Cascão
Elza Gonçalves …. Magali
Denise Simonetto …. Anjinho
Arakem Saldanha …. Lorde Coelhão
André Luis …. Robozinho
Flora Maria Fernandes …. Princesa Mimi
Marthus Matias …. Rei de Cenourando
Orlando Viggiani Filho …. Franjinha

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A Turma da Mônica em a Princesa e o Robô (1983) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Maurício de Sousa

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. A Turma da Mônica em a Princesa e o Robô. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/turma-da-monica-em-princesa-e-o-robo/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.