Viva Voz (2004)

Sinopse

Viva Voz conta a história de Duda (Dan Stulbach) é um empresário que está prestes a receber uma grande quantia de dinheiro que mudará sua vida. Mas o grande dia lhe reserva várias surpresas. Muita gente está de olho na grana, que ele pretende usar para abrir novas lojas de sua confecção e cumprir a promessa que fez ao irmão Sávio (Supla), morto há dez anos num acidente de carro.

Durante esse tempo Duda, que até hoje se sente culpado pela morte de Sávio, juntou dinheiro para realizar o sonho do irmão e recomeçar sua vida sem culpa.

Para isso, o primeiro passo é separar-se da amante Karina (Graziella Moretto) que trabalha na sua confecção. Logo depois de Duda tomar esta decisão, Karina entra na sala dele e ignora completamente seus argumentos. Mas, por acidente, enquanto tenta agarrar Duda, Karina aperta o botão “send” do celular dele, acionando o número de sua mulher, Mari (Viviane Pasmanter), que estava na memória. Ela, então, passa a escutar tudo que o marido e a amante conversam.

Num único dia, Mari e a amiga Déia (Betty Gofman) acompanham Duda pelo viva-voz do carro enquanto acontecem traições, desvio de dinheiro, roubos, seqüestros e até uma tentativa de assassinato. Uma trama cheia de reviravoltas que leva a um final surpreendentemente cômico.

Em Viva Voz, além de dirigir o longa, que custou RS$ 2,5 milhões, Paulo Morelli assina o argumento, a produção e a edição.

Viva Voz foi filmado em 2001, mas só em 2004 foi possível lançá-lo.

O filme é o primeiro da O2 Filmes a ser lançado após o sucesso de Cidade de Deus. O longa, aliás, é o primeiro de Paulo Morelli a ser lançado, mas foi o segundo filmado pelo diretor e um dos sócios da O2 Filmes.

Antes de Viva Voz e O Preço da Paz, Paulo Morelli dirigiu o curta Lápide, com Denise Fraga e Antônio Calloni. O curta ganhou o prêmio de Melhor Filme em quatro festivais, incluindo Havana, Los Angeles, São Paulo e Rio de Janeiro. Paulo Morelli começou a fazer filmes super-8 aos 12.

Viva Voz participou do Festival do Cinema Brasileiro de Paris (Março/2003), do San Diego Latino Film Festival (Março/2003) e do Istambul International Film Festival (abril/2003). Além disso, Viva Voz encerrou o 19º Festival do Filme Latino de Chicago (Abril/2003).

Ficha Técnica

Direção: Paulo Morelli




Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.