Walbercy Ribas

Biografia

Walbercy Camargo Ribas, em arte mais conhecido como Walbercy Ribas, é um cineasta de animação brasileiro nascido em Ribeirão Preto (MG). Artista autodidata, trabalha em animação há mais de trinta e cinco anos. É pai do também cineasta de animação Rafael Ribas.

Iniciou carreira nos desenhos animados em 1959, trabalhando com publicidade. Em 1966, fundou a Start Desenhos Animados. Produziu e dirigiu cerca de dois mil filmes comerciais, entre curtas e médias, para o Brasil e outros países como Estados Unidos, Portugal, México. Em 1972, ganhou o Leão de Ouro pelo comercial da Barata Rodox, e em 1978, o Leão de Bronze pelo comercial do Homenzinho Azul, ambos no festival publicitário de Cannes.

Em 2001, lançou O grilo feliz (2001), uma das poucas experiências brasileiras no gênero do longa-metragem de animação. O filme recebeu diversos prêmios, entre eles o de melhor filme de animação no Wiscosin International Children’s Film Festival em 2002, melhor animação no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2002 e ainda foi finalista do Chicago International Children’s Film Festival. Apesar do reconhecimento expresso em uma grande lista de prêmios nacionais e internacionais, assim como, pelo conjunto da obra, Ribas considerou o lançamento do longa-metragem O grilo feliz como a grande realização de sua carreira.

Feita durante cerca de 15 anos de maneira independente e intermitente, essa fábula cativante exalta valores como liberdade, amizade, solidariedade e respeito pelo meio-ambiente. o primeiro de uma serie de comerciais criadas pela Start Anima para a Sharp, que revolucionaram o desenho publicitario. A ideia principal foi utilizar os sons da natureza e associa-los a qualidade do som dos produtos Sharp.

Em 2009, lançou a continuação O grilo feliz e os insetos gigantes (2009), que foi finalista no Chicago International Children’s Film Festival e recebeu os prêmios de melhor longa-metragem infantil e melhor longa de animação no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2010.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2009 :: O grilo feliz e os insetos gigantes (codir. Rafael Ribas)
2001 :: O grilo feliz

:: Filmografia como Roteiro ::

2009 :: O grilo feliz e os insetos gigantes
2001 :: O grilo feliz

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2013 :: Luz, Anima, Ação

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ALMEIDA, Paulo Sérgio; OLIVEIRA, José Maria de. (org.). Quem é Quem no Cinema. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2003.

Internet:

BLOG BRASIL ANNIMA. http://brasilannima.blogspot.com.br/2011/08/walbercy-ribas-o-genio-dos-comerciais.html
FILMEB. http://www.filmeb.com.br/quem-e-quem/animacao-diretor/walbercy-ribas
IMDB. http://www.imdb.com/name/nm1032257/

Print Friendly, PDF & Email

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.