Waldir Onofre (1934-2015)

Compartilhe em suas Redes Sociais!
  • Twitter
  • Facebook
  • email
  • Google Reader
  • LinkedIn
  • BlinkList
  • Google Bookmarks
  • MSN Reporter
  • Myspace
  • Posterous
  • Tumblr
  • More

Biografia

FOTO Waldir OnofreWaldir Onofre foi um cineasta brasileiro nascido no ano de 1934.

Waldir Onofre foi, antes de tudo, um ator experiente com quatro anos de Conservatório de Teatro e atuações em peças e filmes, que em 1975 colocou como protagonista de seu longa-metragem uma mulher branca casada tendo fantasias com um operário negro (papel representado pelo próprio Waldir) e depois tendo um caso com um artista negro (Haroldo de Oliveira), provocando a discussão racial na sociedade ainda mais racista da década de 1970, e através de um olhar negro sobre o tema.

Como cineasta, Waldir Onofre é o pioneiro do Cinema Negro dirigido por negros, inaugurando um cinema racial-histórico de ficção que mostra o português querendo abusar de nossas mulheres brasileiras, o quase-branco marido brasileiro manipulável e fraco, e o negro brasileiro, artista e bom amante, que é atacado pelo português, com capangas. Mas o português perde porque o negro tem a capoeira a seu favor. Feitos sob a pressão do mercado cinematográfico da época por filmes de pornochanchada, As aventuras amorosas de um padeiro.

Coadjuvante bastante considerado pelo tipo físico, expressividade facial e o talento interpretativo, filmou quase sempre atuando em papéis de vilão. Começou a trabalhar desde criança, como serralheiro e ferreiro. Fez um curso técnico de rádio e televisão, passando a viver dos consertos em aparelhos eletrônicos. Conseguiu juntar algum dinheiro, com o qual passou a fazer um curso de interpretação por correspondência. Em 1953, descobriu o curso de interpretação de Berliet Junior, produtor da Rádio Nacional. Três anos depois matriculou-se no Conservatório Nacional de Teatro, onde estudou até 1960. Estudou com João Bethencourt e fez estágio com o ensaiador americano Jack Brown, discípulo de Constantin Stanislavski.

Estreou profissionalmente no teatro com uma montagem de O Contato drama americano encenado em 1960. Seu desempenho chamou a atenção do diretor Miguel Borges que o chamou para protagonizar o episódio Zé da Cachorra, incluído no longa Cinco Vezes Favela.

Tornou-se colaborador regular de Borges, com quem filmou Perpétuo contra o Esquadrão da Morte, Canalha em Crise e Maria Bonita, rainha do cangaço. Ao mesmo tempo, iniciava sua carreira por trás das câmeras, como assistente de direção de Canalha em crise.

Em 1968, montou a primeira peça da sua escolinha de teatro, Papai Noel e os dois ladrões, um texto do antigo professor João Bethencourt.

Manteve a carreira como ator de cinema, marcado pelos papéis de vilão, até que conseguiu chamar a atenção de Nelson Pereira dos Santos, que o convidou para atuar em O amuleto de Ogum. Mais do que isso, o cineasta incentivou Onofre a se expressar também realizando os próprios filmes. O resultado foi As aventuras amorosas de um padeiro: adultério à suburbana, uma comédia de costumes sobre a vida suburbana que também abordava o tema do racismo. Produzido por Nelson Pereira dos Santos, foi o único longa dirigido por Onofre. O filme ganhou o Kikito de Ouro no Festival de Gramado de 1976.

Vieram em seguida os curtas que, a exemplo de As aventuras amorosas de um padeiro: adultério à suburbana, retratavam os hábitos e costumes do subúrbio do Rio de Janeiro, como Clóvis, a alegria do carnaval suburbano.

Idealizou um projeto de uma agência de figuração dedicada exclusivamente a atores negros, que finalmente saiu do papel na década de 1980. Continuou atuando esporadicamente, com participações em teatro e nas telenovelas Irmãos Coragem e O homem que deve morrer.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

1975 :: As aventuras amorosas de um padeiro: adultério à suburbana

:: Filmografia como Ator ::

2004 :: Lost Zweig
1998 :: Mauá: O Imperador e o Rei
1996 :: O Que é Isso, Companheiro?
1994 :: A Terceira Margem do Rio
1989 :: Doida Demais
1989 :: Jorge, um Brasileiro …. Telmo
1988 :: Sonhei com Você
1987 :: Lili, a Estrela do Crime
1987 :: Leila Diniz
1987 :: Running Out of Luck …. Guarda
1987 :: Jubiabá
1986 :: O Homem da Capa Preta
1984 :: Memórias do Cárcere
1984 :: Quilombo
1979 :: O Caso Cláudia
1978 :: A Dama do Lotação
1976 :: Marcados para Viver …. Branquinho (participação especial)
1975 :: As aventuras amorosas de um padeiro: adultério à suburbana
1974 :: O amuleto de Ogum
1973 :: Sagarana, o Duelo
1972 :: Toda Nudez Será Castigada …. Bêbado que briga com Serginho
1972 :: Jesuíno brilhante, o Cangaceiro
1971 :: Emboscada
1971 :: O Barão Otelo no Barato dos Bilhões …. Operário
1970 :: Os Senhores da Terra
1969 :: Macunaíma
1967 :: Perpétuo contra o Esquadrão da Morte
1965 :: A Falecida
1965 :: Canalha em Crise
1964 :: Ganga Zumba – Rei dos Palmares
1962 :: Cinco vezes favela …. Zé da Cachorra

:: Filmografia como Roteirista ::

1975 :: As aventuras amorosas de um padeiro: adultério à suburbana

:: Filmografia como Assistente de Direção ::

1994 :: A Terceira Margem do Rio
1984 :: Memórias do Cárcere
1967 :: Perpétuo contra o Esquadrão da Morte

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

1979 :: Waldir Onofre

Bibliografia

Livros:

RODRIGUES, João Carlos. O Negro no Cinema Brasileiro. : Pallas Editora, 2001

LEÃO, Antônio. Dicionário de Cineastas.

LEÃO, Antônio. Dicionário de Filmes. : , .

RAMOS, Fernão, e MIRANDA, Luiz Felipe. Dicionário do Cinema Brasileiro. São Paulo: Senac-SP, 2000. Pág. 406

Internet:

INVERTA. Morre Waldir Onofre, o cineasta do povo. Disponível no endereço: http://inverta.org/jornal/edicao-impressa/476/cultura/morre-waldir-onofre-o-cineasta-do-povo/

SATED-RJ. Morre no Rio o cineasta Waldir Onofre. Disponível no endereço: http://www.satedrj.org.br/noticias/379-morre-no-rio-o-cineasta-waldir-onofre/. Acessado em: 08 de janeiro de 2015.

WIKIPEDIA. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Waldir_Onofre/

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe em suas Redes Sociais!
  • Twitter
  • Facebook
  • email
  • Google Reader
  • LinkedIn
  • BlinkList
  • Google Bookmarks
  • MSN Reporter
  • Myspace
  • Posterous
  • Tumblr
  • More

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.