Walter Lima Jr.

Biografia

Walter Lima Junior é um cineasta e roteirista brasileiro nascido na cidade de Niterói (RJ) no dia 26 de novembro de 1938. Advogado formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Também atuou na direção de diversos documentários para a televisão brasileira.

Foi crítico de cinema dos jornais O Metropolitano, Correio da Manhã e Tribuna da Imprensa na década de 60, ajudando a estabelecer os conceitos do Cinema Novo. Seu primeiro longa-metragem foi Menino de Engenho, de 1965, com produção de Glauber Rocha e do próprio Walter Lima Junior.

Participou da última fase do Cinema Novo com seu filme Brasil Ano 2000, de 1969, produzido por, entre outros, Glauber Rocha, Luiz Carlos Barreto e Júlio Bressane. A obra se insere no “movimento tropicalista”, o qual reivindicava a representação de um Brasil desigual e disforme, através da justaposição alegórica de fragmentos díspares. De um lado o país moderno e de outro, o arcaico: o contraste daria a medida desta junção.

Em A Lira do Delírio, de 1978, há uma síntese de experimentação, autonomia e não padronização comercial. Para esse filme, iniciado em 1973, o cineasta documentou cenas do carnaval carioca em 16mm, com os atores no meio dos blocos de rua, e só depois disso é que os personagens foram desenvolvidos.

Divertido e irônico, A Lira do Delírio foi um momento de respiração para a criatividade, não se deixando abater e respondendo às coerções com a alegria de se fazer cinema. O mesmo compromisso com o fazer cinematográfico, Walter Lima Jr. voltaria a mostrar em Inocência (1983). O cineasta foi casado com a atriz Anecy Rocha – irmã de Glauber Rocha -, que morreu ao cair no poço de um elevador antes da montagem de A Lira do Delírio, no qual ela era a protagonista.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2015 :: Através da sombra
2008 :: Os Desafinados
2004 :: Thomaz Farkas, brasileiro
1997 :: A Ostra e o Vento
1995 :: O Monge e a Filha do Carrasco
1983 :: Inocência
1978 :: A Lira do Delírio
1969 :: Brasil Ano 2000
1965 :: Menino de engenho

:: Filmografia como Roteirista ::

2015 :: Através da sombra
1997 :: A Ostra e o Vento
1965 :: Menino de engenho

:: Filmografia como Produtor ::

1965 :: Menino de engenho

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2014 :: Cine Paissandu: histórias de uma geração

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ALMEIDA, Paulo Sérgio; OLIVEIRA, José Maria de. (org.). Quem é Quem no Cinema. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2003.
MATTOS, Carlos Alberto. Walter Lima Junior: Viver Cinema. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

Internet:

FILMEB. http://www.filmeb.com.br/

Sobre História do Cinema Brasileiro

Site do História do Cinema Brasileiro.