fbpx

12 de junho de 1993: o dia da paixão palmeirense (2014)

Sinopse

POSTER 12 de junho de 199312 de junho de 1993, campeonato Paulista e, coincidentemente, dia dos namorados. Uma data que ficaria cravada na memória dos torcedores palmeirenses: Corinthians x Palmeiras, o que apimentou ainda mais as emoções dos torcedores pela história de rivalidade já conhecida entre os dois times.

O palmeiras vivia o seu pior período de jejum. Estava a mais de 16 anos sem ganhar um título expressivo e isso tinha que acabar. O time, liderado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, foi derrotado na primeira partida da decisão por 1 a 0 com gol do Viola que, na comemoração, imitou um porco com o objetivo de irritar os torcedores do palmeiras. Porém, o espetáculo estaria reservado para a partida final e decisiva no estádio do Morumbi.

A batalha só terminaria com uma vitória do Palmeiras além dos acréscimos jogados. No tempo normal, os gols saíram dos pés de Zinho, Evair e Edilson. Mas foi na prorrogação que o Alviverde decretou o fim da sua era mais temida. Dos pés do ídolo Evair, em cobrança de pênalti, saiu o 4° gol que colocaria o Palmeiras de volta à sua trajetória de títulos.

Assim, a chama da felicidade foi reacendida em todos os corações palmeirenses e a histórica conquista deste título eternizada na vida de todos que carregam o imenso amor por este time.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de 12 de junho de 1993: o dia da paixão palmeirense que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Jaime Queiroz e Mauro Beting
Roteiro: Jaime Queiroz e Mauro Beting
Empresa Produtora: Canal Azul
Empresa Coprodutora: Bandeirantes | ESPN
Distribuição: Elo Company

Bibliografia

Livros:

BETING, Mauro; REIS, Marcos. Nunca Fui Santo: o livro oficial do Marcos. São Paulo: Universo dos Livros, 2012.
CAMPOS JR., Celso. São Marcos de Palestra Itália. São Paulo: Realejo, 2011.
DUARTE, Orlando. Palmeiras: o Alviverde Imponente. : Nacional, 2008.

Internet:

PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK. https://www.facebook.com/12dejunhode93ofilme

SITE OFICIAL. http://www.12dejunhode93.com.br

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.