fbpx

14ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Evento

A 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes ocorreu entre 21 e 29 de janeiro de 2011 na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. O evento, que abriu a programação nacional de festivais, exibiu 134 filmes, sendo 30 longas em pré-estreias nacionais e mundiais e 104 curtas, exibidos em 49 sessões, todas abertas ao público.

As homenagens programadas foram para o ator Irandhir Santos (Tropa de Elite 2) e o cineasta Paulo César Saraceni (O Viajante). Os curadores dos festivais de Cannes, Locarno e Santa Maria da Feira estiveram presentes prestigiando o festival e conferindo a produção nacional exibida. Alguns dos filmes da programação estiveram na seleção de Cannes, Berlim e Rotterdam.

Foram realizados debates temáticos com a presença dos cineastas brasileiros Cacá Diegues (O Maior Amor do Mundo), Cláudio Assis (Baixio das Bestas) e Julio Bressane (A Erva do Rato). A expectativa era que 30 mil pessoas compareceram durante os nove dias da mostra.

Alguns dos destaques do festival foram: A Alegria, de Felipe Bragança e Marina Meliande – premiados em 2009 por A Fuga da Mulher Gorila; Transeuntes, de Eryk Rocha, que levou o Prêmio do Júri no último Festival de Brasília; e Brasil Animado 3D, de Maria Caltabiano – primeiro filme do tipo realizado no Brasil. Da Mostra Aurora, que prestigia novos realizadores, participam Riscado, de Tiago Mata Machado, e Os Residentes, de Gustavo Pizzi.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “14ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.