fbpx

18ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Evento

A 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes aconteceu de 23 a 31 de janeiro de 2015. Como já é tradição, ela apresentou o cinema brasileiro de 2015 no cenário cinematográfico da barroca e histórica Tiradentes. A programação da Mostra Tiradentes reuniu todas as manifestações da arte, em noves dias de evento, e prometeu agitar as férias de janeiro em Minas Gerais. Todas as atrações foram gratuitas e abertas ao público de todas as idades.

Exibição de filmes em pré-estreias nacionais, homenagens, oficinas, debates, exposições, lançamento de livros, cortejo da arte, atrações artísticas ocuparam as ruas da tricentenária Tiradentes que recebeu a instalação de três cinemas para sediar mais de 50 sessões de filmes – longas e curtas. Na praça principal da cidade, no Largo das Forras, um cinema a céu aberto exibiu produções brasileiras acessíveis a todos os públicos e idades: o Cine BNDES na Praça. No Largo da Rodoviária, foi instalado um complexo de tendas de 1.400 m² para abrigar um cinema climatizado para 700 pessoas, cafeteria, um bar e hall de convivência, que recebeu em média 1.500 pessoas por dia, o Cine-Tenda. A premiação da Mostra Aurora – segmento competitivo que reuniu cineastas em seus primeiros longas-metragens – aconteceu no sábado, dia 31, durante o encerramento do evento, no Cine Tenda. O vencedor pelo Júri da Crítica recebeu o Troféu Barroco e o Prêmio Itamaraty no valor de R$ 50 mil.

No centro histórico, na rua Direita, o Centro Cultural Yves Alves também se tornou em palco da sétima da arte com exibições diárias no Cine Teatro Sesi e passou a ser a sede do evento, com instalação da sala de imprensa, secretaria, oficinas, exposição, coordenação e logística.

Pelas ruas as lojinhas de artesanato ofereceram produtos de ferro, estanho, madeira, colchas e bordados feitos por artesãos da região. Na gastronomia, restaurantes diversos – de comida mineira a italiana, misturaram sabores e arte. Tudo isto com pitada de cultura brasileira. Em Tiradentes, o encontro pelo cinema aconteceu.

18ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
23 a 31 de janeiro de 2015

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
Patrocínio Máster: BNDES, OI
Patrocínio: BANCO ITAÚ, PETROBRAS, SESI|FIEMG
Incentivo: LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA E LEI ESTADUAL DE INCENTIVO A CULTURA
Apoio: Oi Futuro, Instituto Universo Cultural, Rede Globo Minas, Canal Brasil, Polícia Militar de Minas Gerais, Cinema do Brasil, CTAv, Místika, Dotcine, CiaRio, Cinecolor
Realização: UNIVERSO PRODUÇÃO E GOVERNO FEDERAL|PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA

Bibliografia

Internet:

MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES. www.mostratiradentes.com.br

TWITTER. @universoprod

FACEBOOK. universoproducao / mostratiradentes

INSTAGRAM. @universoproducao

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “18ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.