3º Festival de Cinema de Rua de Remígio
O Festival de Cinema de Rua de Remígio nasceu como fruto da extensão do Festival Audiovisual de Campina Grande, o Comunicurtas UEPB, que chegou à cidade no ano de 2017 com uma Mostra Itinerante. Fez tanto sucesso entre a população local que, no ano seguinte, um grupo de jovens artistas resolveu promover o 1º Festival de Cinema da cidade. O nome do evento faz alusão ao fato da cidade se orgulhar e manter em funcionamento ininterrupto a sua sala de exibição de filmes. Há cerca de 10 anos, o empreendedor Regilson Cavalcante mantém em funcionamento o único cinema de rua da Paraíba, o Cine RT.
Realizado pela Associação Cultural Pedra da Letra, com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade de Remígio e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o festival conta com a colaboração das produtoras Ypurana Cultural, Toco Filmes e Ágora Projetos, além do suporte dos festivais Comunicurtas UEPB e FESTCIMM (Festival Internacional de Cinema do Meio do Mundo – SP).
Este ano, o Festival de Cinema de Rua de Remígio acontece de 13 a 16 de maio de 2020 e visa difundir a produção cinematográfica e incentivar produções audiovisuais locais, regionais e nacionais. Será composto por sessões de exibição de filmes, debates, palestras, oficinas, webnários e lives, tudo no formato online, com acesso através dos canais virtuais do Festival no Youtube, Facebook e Instagram, diante do momento especial vivenciado no País, em decorrência da pandemia de Covid-19, que está impondo à sociedade um inédito isolamento social.
Assim, os organizadores do evento pensaram em uma composição marcadamente cheia de desejos para as três mostras do 3º Festival de Rua de Remígio. A edição 2020 do festival apresenta-se cheio de contradições, mas não menos curioso e pulsante. Esse será o primeiro “festival de rua” em que o núcleo das ações serão ditadas pela comunicação online. E, em lugar da rua, do escuro de uma sala de exibição e da pipoca, haverá um webcinema onde cada um possui um lugar singular e modo de ser espectador.
O público será presenteado com sessões cujos filmes possuem uma capacidade original de levar à diversão, sensibilidade e reflexão, mas não deixa de marcar uma proposta que possa dar liga às ansiedades, solidões e, sobretudo, ao desejo pujante do convívio social. Esse conjunto de desejos crava um perfil para a realização do festival: fazer do isolamento um encontro cheio de convívios projetados no que os filmes apresentam.
As recentes transformações socioculturais, o recrudescente ataque à democracia, o álibi moral e a poiesis do espírito humano se coadunam em temas que dão o espírito dessa edição do festival. Não haverá o escuro da sala, nem a satisfação dos sorrisos, mas vigorará o play, o clique conectado no aconchego dos lares. E, por isso mesmo, o desejo é que cada filme possa fazer renascer novas maneiras de nos relacionarmos com aprendizados que inspirem o convívio, que é a lei que constrói a humanidade.
O festival será realizado em três mostras: a Mostra Pedra de Letra – Panorama Nacional, que contempla produções audiovisuais de ficção e documentais com temáticas diversas que dialogam com a diversidade brasileira e abordagens contemporâneas de criações livres sobre a cultura nacional; a Mostra Arribaçã – Panorama Regional, que apresenta produções audiovisuais de ficção e documentais voltados para abordagens regionais, locais, dos costumes e de práticas de convivências de populações locais; e a Mostra Especial, na qual constam de filmes do projeto Cinema Instantâneo, com edições desenvolvidas em municípios interioranos deste nosso país.
A Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou a relação de filmes selecionados para concorrer nas mostras competitivas do 3º Festival de Cinema de Rua de Remígio, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de maio, de forma virtual, em decorrência das medidas de segurança em saúde, necessárias para prevenção da Covid-19.
Serão 18 filmes concorrendo na Mostra Arribaçã – Panorama Nordeste; 14 filmes na Mostra Pedra da Letra – Panorama Brasil; e quatro filmes na Mostra Especial – Cinema Instantâneo.
Internet:
FACEBOOK. https://www.facebook.com/festcine.remigo.1