52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
A 52ª edição do Festival de Brasília acontecerá entre os dias 22 de novembro e 01 de dezembro de 2019, com uma programação que reunirá longas e curtas-metragens em Mostra Competitiva, Mostra Brasília BRB, Mostra Futuro Brasil e demais mostras paralelas, além de ações formativas para o aprimoramento de profissionais do audiovisual e Ambiente de Mercado com masterclasses, workshops e rodadas de negócios com nomes nacionais e internacionais do setor. Nesta edição, a principal novidade é uma área exclusiva voltada à tecnologia, games e novas plataformas de mídia.
A edição de 2019 do evento tem como tema Afirmação do cinema nacional, cujo objetivo é amplificar o potencial do Festival de Brasília como vitrine e oportunidade para o fechamento de novos negócios na área.
A arte da identidade visual da 52º edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é do ilustrador Mauro Martins, que vivenciou as opções de arte e cultura disponíveis na cidade ao longo da vida, desde a primeira infância – quando chegou à Capital Federal com a família, vindos de Minas Gerais -, passando pela cena roqueira dos anos 1990, na qual atuou como baterista, e comparecendo ainda a eventos de cinema, de artes plásticas e outras manifestações criativas pelo Distrito Federal.
Para desenvolver as artes, o artista coletou informações sobre as atuais cinematografias brasileira e brasiliense, buscando elementos gráficos, ícones e situações representativas do assunto. Na criação, o designer trabalhou com três pilares fundamentais: a cidade de Brasília, a produção cinematográfica contemporânea e uma visão de espectador para os temas.
Mauro Martins é formado em Desenho Industrial pela UnB e atuou como diretor de arte em agências de propaganda por 13 anos – no período, acumulou uma série de prêmios nacionais e internacionais, criando campanhas para grandes marcas, como Kraft, Best Buy e Infiniti. Atualmente, é autônomo e prioriza o trabalho autoral. Vencedor do 6º Concurso Internacional de Ilustração da AI-AP, Mauro Martins foi recentemente listado como um dos 200 melhores ilustradores do mundo pela editora austríaca Lürzer’s Archive, uma das mais importantes da categoria.
Confira a lista completa dos filmes selecionados.
MOSTRA COMPETITIVA – LONGAS
Volume Morto, de Kauê Telloli
A Febre, de Maya Da-Rin
Alice Júnior, de Gil Baroni
O Tempo que Resta, de Thaís Borges
Loop, de Bruno Bini
O Mês que não Terminou, de Francisco Bosco e Raul Mourão
Piedade, de Cláudio Assis
MOSTRA COMPETITIVA – CURTAS
A Nave de Mané Socó, de Severino Dadá
Alfazema, de Sabrina Fidalgo
Amor aos Vinte Anos, de Felipe Arrojo Poroger e Totó Loureiro
Angela, de Marília Nogueira
Ari y Yo, de Adriana de Faria
Cabeça de Rua, de Angélica Lourenço
Caranguejo Rei, de Enock Carvalho e Matheus Farias
Carne, de Camila Later
Chico Mendes – Um Legado a Defender, de João Inácio
Marco, de Sara Benvenuto
Parabéns a Você, de Andréia Kalábola
Pelanol, de Christina Mariani e Calebe Lopes
Rã, de Júlia Zakia e Ana Flávia Cavalcanti
Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR
MOSTRA BRASÍLIA – LONGAS
Mãe, de Adriana Vasconcelos
Dulcina, de Glória Teixeira
Ainda Temos a Imensidão da Noite, de Gustavo Galvão
Mito e Música: A Mensagem de Fernando Pessoa, de Rama de Oliveira e André Luiz Oliveira.
MOSTRA BRASÍLIA – CURTAS
Claudia e o Crocodilo, de Raquel Piantino
#SomosAmazônia, de João Inácio
O Véu de Amani, de Renata Diniz
A Terra em que Pisar, de Fáuston da Silva
Escola sem Sentido, de Thiago Foresti
Ambulatório, de Júlia de Lannoy
Encanto Feminino, de Fabíola de Andrade
Luis Humberto: O Olhar Possível, de Mariana Costa e Rafael Lobo
CORREIO BRAZILIENSE. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2019/11/07/interna_diversao_arte,804354/selecao-final-do-festival-de-brasilia-tem-mais-de-80-filmes.shtml
FESTIVAL DE BRASÍLIA. http://www.festivaldebrasilia.com.br/