fbpx

7º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem

Evento

O Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem, em sua 7ª Edição, que ocorreu nos dias 13 a 16 de dezembro de 2018, trouxe como tema Afinal o que é real? e convidou o público a mergulhar no futuro e experimentá-lo com vistas a criar possibilidades, por meio de mostras especiais de curtas de ficção científica e debates acerca do gênero e do futuro do cinema e das novas narrativas.

Para a 7ª Edição do Festival, a organização apresentou uma programação com o objetivo de propor reflexões sobre a capacidade de construção da realidade e sua multidimensionalidade. Em seus seis programas da Mostra Nacional de Curtas, foram exibidos filmes que ilustram o passado, ressignificam momentos que apontam para futuros possíveis, bem como discutem questões identitárias e lutas sociais por espaços e direitos, reforçados na Mostra Provocações. Nessa edição, teve a estreia da Mostra Tesourinha que apresentou um panorama recente de curtas brasilienses. A tradicional Mostra Decibéis levou uma variedade de videoclipes para a grande tela. E na Mostra Calanguinho o público infantil curtiu e votou em curtas-metragens de todo o Brasil.

Foram quatro mostras internacionais: Espanha em Curtas, que apresentou produções espanholas de ficção científica em parceria com a Embaixada da Espanha. Gênero também presente na Mostra À Francesa, com distopias e narrativas fantásticas, com apoio da Embaixada da França. A Mostra Holanda em Curtas, uma parceria com o Eye International e a Embaixada do Reino dos Países Baixos, exibiu virtualidades em filmes que transitam por universos como o dos games e o da animação. Nesta edição, o Festival trouxe um olhar especial para a América Latina, por meio de parceria com o festival Bogoshorts na Mostra Colômbia em Curtas, que exibiu filmes do país vizinho, com um recorte de sua recente produção.

Já a Mostra Surdocine deste ano, exibiu quatro episódios da série Crisálida, na qual jovens surdos enfrentam desafios em uma sociedade desenhada apenas para ouvintes, contando com um debate após a sessão. Outra novidade para esta edição foi a sessão Audiocine, para o público cego, composta de três curtas nacionais com audiodescrição, sendo dois documentários e uma ficção que transitam entre os ambientes rural e urbano. Na sessão foram distribuídas vendas para os olhos para que o público não cego pudesse experimentar uma sessão sem a utilização da visão.

A 7ª Edição do Curta Brasília se abriu ao visitante como um festival-experiência e o recebeu com uma cenografia interativa, conceitualmente inspirada em diferentes dimensões e universos, montada no Foyer do Cine Brasília. O Espaço CVRTA VR, em parceria com o evento VR Days, ofereceu ao público uma programação inédita de curtas e experiências imersivas em Realidade Virtual (VR), além de uma instalação exclusiva de coprodução Brasil-Holanda. Alinhado também às experiências imersivas, o Festival ofereceu ao público sessões em um planetário móvel de 360º na área externa.

A experimentação virtual do visitante também se estendeu às artes visuais, com duas exposições mapeadas : Brasília vista de cima, de Diego Campos, e Brasília Retrofuturista, de Thiago Freitas. As sessões e ações em realidade virtual ganharam força com a realização da primeira edição do Fórum VR composto de oficinas, painéis e debates sobre games, realidade virtual, aumentada e mista, com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros em novas tecnologias e narrativas imersivas.

O 7º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem teve realização da Sétima Cinema, fomento da Secretaria de Cultura do DF por meio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, correalização da Cult Produções e Sesc DF, patrocínio do BRB – Banco de Brasília, Embaixada dos Países Baixos, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine, Apoio Cultural da Embaixada da França, Embaixada da Espanha e do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Bibliografia

Livros:

Internet:

CURTA BRASÍLIA. Disponível no endereço: http://www.curtabrasilia.com.br
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. 7º Curta Brasília – Festival de Curta-Metragem de Brasília. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/7-curta-brasilia/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.