fbpx

A Dama do Estácio (2012)

Sinopse

O curta A Dama do Estácio, dirigido por Eduardo Ades, que começou a ser filmado na madrugada de quinta-feira, na Lapa. Na verdade, a produção é uma homenagem ao longa A Falecida (1965), inspirado na peça homônima de Nelson Rodrigues, e dirigido por Leon Hirszman, em 1965, que marcou a estreia de Fernanda Montenegro no telão.

Também participam Nelson Xavier e Joel Barcellos. Eduardo pegou a Zulmira, Timbira (Nelson) e Joel (Barcellos), que trabalhavam na funerária, e alimentou o retorno da personagem. Ela é uma prostituta já passada do Cabo da Boa Esperança. Quando filmamos com Leon, éramos todos jovens, começando a carreira no cinema, contou a atriz à coluna.

Na história, Zulmira é uma mulher obcecada pela ideia da morte, que quer ter um enterro digno para compensar a vida miserável que levou. Então, procura uma funerária para escolher seu caixão. Timbira dá uma cantada nela, que não cola, mas resolve tentar novamente, revela Nelson. Barcellos, que faz o amigo de Timbira, afirma: Gosto mais dessa versão do curta, porque a Zulmira não morre.

Em 2013, o filme foi exibido no XX Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Video.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A Dama do Estácio (2012) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Eduardo Ades
Argumento: Eduardo Ades e Matheus Ramalho
Roteiro: Eduardo Ades
Produção: Eduardo Ades
Figurino: Diana Leste e Vanessa Lopes
Maquiagem: Martin Macias
Direção de produção: Angelo Defanti
Assistente de Produção: Bárbara Defanti e Janaina Castro Alves
2º Assistente de Direção: Allan Ribeiro
2º Assistente de Câmera: Bia Mauro
Operador de Vídeo Assist: Guilherme Francisco
1º Assistente de Direção: Daniel Lentini
1° assistente de fotografia: Daniel Bustamante
Estagiário de Direção: Leandro Rodrigues
Empresa Produtora: Imagem-tempo

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “A Dama do Estácio (2012)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.