A Dama do Estácio (2012)
O curta A Dama do Estácio, dirigido por Eduardo Ades, que começou a ser filmado na madrugada de quinta-feira, na Lapa. Na verdade, a produção é uma homenagem ao longa A Falecida (1965), inspirado na peça homônima de Nelson Rodrigues, e dirigido por Leon Hirszman, em 1965, que marcou a estreia de Fernanda Montenegro no telão.
Também participam Nelson Xavier e Joel Barcellos. Eduardo pegou a Zulmira, Timbira (Nelson) e Joel (Barcellos), que trabalhavam na funerária, e alimentou o retorno da personagem. Ela é uma prostituta já passada do Cabo da Boa Esperança. Quando filmamos com Leon, éramos todos jovens, começando a carreira no cinema, contou a atriz à coluna.
Na história, Zulmira é uma mulher obcecada pela ideia da morte, que quer ter um enterro digno para compensar a vida miserável que levou. Então, procura uma funerária para escolher seu caixão. Timbira dá uma cantada nela, que não cola, mas resolve tentar novamente, revela Nelson. Barcellos, que faz o amigo de Timbira, afirma: Gosto mais dessa versão do curta, porque a Zulmira não morre.
Em 2013, o filme foi exibido no XX Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Video.
Fernanda Montenegro
Nelson Xavier
Joel Barcellos
Rafael Souza Ribeiro
Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.
Veja logo abaixo a equipe técnica de A Dama do Estácio (2012) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:
Direção: Eduardo Ades
Argumento: Eduardo Ades e Matheus Ramalho
Roteiro: Eduardo Ades
Produção: Eduardo Ades
Figurino: Diana Leste e Vanessa Lopes
Maquiagem: Martin Macias
Direção de produção: Angelo Defanti
Assistente de Produção: Bárbara Defanti e Janaina Castro Alves
2º Assistente de Direção: Allan Ribeiro
2º Assistente de Câmera: Bia Mauro
Operador de Vídeo Assist: Guilherme Francisco
1º Assistente de Direção: Daniel Lentini
1° assistente de fotografia: Daniel Bustamante
Estagiário de Direção: Leandro Rodrigues
Empresa Produtora: Imagem-tempo
2 comentários sobre “A Dama do Estácio (2012)”