fbpx

A Deus Paissandu (2021)

O tradicional Cinema Paissandu do Rio de Janeiro, após 48 anos de existência, vai fechar as portas. Na despedida exibe clássicos de grandes diretores. Um homem chega ao local interessado apenas em saber se o lugar foi transformado em igreja.

O Curta foi filmado exatamente entre os dias 28 e 31 de agosto de 2008, no último fim de semana de existência do tradicional cinema Paissandu, no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro, conhecido como ponto de encontro da Geração Paissandu em sua despedida exibiu clássicos de grandes diretores, com ingressos a um Real. Praticamente todas as sessões ficaram lotadas. No filme, vemos uma cena raríssima, filas no meio da rua para ir ao cinema.

O Curta não se prende ao formato documentário, apesar de registrar as últimas imagens do Paissandu e homenagear cineastas, através da captação de alguns trechos projetados em sua tela como Medeia, de Pasolini (tendo sobre a imagem o áudio do famoso poema Tabacaria, de Fernando Pessoa), Atirem no Pianista, de Truffaut, A Grande Ilusão, de Renoir, mas introduz um personagem oriundo da ficção, um homem de aparência misteriosa que chega ao local interessado apenas em saber se o lugar foi transformado em igreja.

O filme é uma homenagem ao ato de fazer Cinema; de projetar as imagens na tela, o ofício de fazer e exibir, além do ritual do espectador de ir às salas. A imagem está acima da palavra, não é por acaso, que o silêncio é um elemento fundamental no filme, um personagem que traz em si a reflexão e o simbolismo da vida e da própria morte.

O Cinema Paissandu fechou as portas e deixou uma pergunta no ar: cinema de rua está condenado ao fim?

Elenco

Mario Augusto
Rose Germano

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A Deus Paissandu (2021) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Francis Ivanovich
Roteiro: Francis Ivanovich
Assistente de Direção: Emerson Evêncio
Assistentes de Produção: Marcelle Castro e Pedro Esteves
Fotografia: Rodolfo Fonseca
Câmera: Rodolfo Fonseca
Câmera Adicional: Marcio de Andrade
Montagem: Vinicius Nascimento
Edição de som: Vinicius Nascimento

Brasil | Documentário | cor | 15 min. | 2021 | Rio de Janeiro | RJ

Classificação: Livre

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. A Deus Paissandu. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/a-deus-paissandu/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.