fbpx

A Divisão (2020)

Trailer

Sinopse

Estrelado por Silvio Guindane e Marcos Palmeira e dirigido por Vicente Amorim, o longa-metragem narra os bastidores do trabalho dos policiais da Divisão Antissequestro (DAAS) no Rio de Janeiro, no final da década de 1990, quando a violência assolava a cidade, incluindo uma onda de sequestros enchia de pavor a capital fluminense, com a marca de 11 ocorrências por mês. A missão é desmontar as quadrilhas que transformou o crime em indústria. Nos bastidores das investigações, a disputa de poder opõe de um lado, Mendonça – policial incorruptível porém extremamente violento – e do outro, Santiago, Ramos e Roberta – eficientes porém corruptos. O resultado: em poucos anos, zero ocorrências.

Baseado em fatos reais, esse é o universo de A Divisão. O filme é produzido por José Junior e com roteiro final de Gustavo Bragança e José Luiz Magalhães.

A série de sequestros ganha repercussão e demanda uma resposta rápida da polícia quando os crimes chegam às classes mais altas da sociedade e a filha do deputado Venâncio Couto (Dalton Vigh) é capturada. Com o objetivo de acabar com os sequestros na cidade, o Chefe de Polícia Paulo Gaspar (Bruce Gomlevsky) convoca os policiais conhecidos por seu envolvimento com a corrupção Roberta (Natália Lage), Santiago (Erom Cordeiro) e Ramos (Thelmo Fernandes). Sua habilidade: têm jogo de cintura e experiência em lidar com os traficantes, nem sempre para o bem. Eles se juntam ao delegado Mendonça (Silvio Guindane), conhecido por seu ódio à corrupção e também por seu comportamento extremamente violento no trato com os criminosos. O time é supervisionado pelo delegado Benício (Marcos Palmeira), encarregado do caso.

Com métodos completamente diferentes entre si e questionáveis moralmente, a equipe vai ter de enfrentar a competição interna pelo poder e a ação impiedosa das quadrilhas para desvendar as camadas mais sujas do esquema que ameaçava a segurança pública do Rio. Com as famílias ricas em pânico, a pressão da imprensa e o governador por um fio, os defeitos do trio da DAAS se tornam qualidades para o sucesso da missão. Já nos anos 2000, o número de crimes de sequestro com extorsão, violência e cárcere privado foi reduzido a zero. A trama tornou-se conhecida do público em julho deste ano na série homônima do Globoplay.

Produção da AfroReggae Audiovisual em coprodução com a Globo Filmes, Hungry Man e Multishow, A Divisão será distribuído pela Downtown Filmes/Paris Filmes e tem estreia marcada para 09 de janeiro de 2020 nos cinemas brasileiros.

Elenco

Silvio Guindane
Augusto Madeira
Beatriz Saramago
Bruce Gomlevsky
Dalton Vigh
Erom Cordeiro
Hanna Romanazzi
Marcello Gonçalves
Marcos Palmeira
Natália Lage
Osvaldo Mil
Paulo Reis
Rafaela Mandelli

Thelmo Fernandes
Vanessa Gerbelli
Cinara Leal
Guilherme Dellorto
Amaurih De Oliveira
Dério Chagas
Lucio Andrey
Helena Fernandes
Val Perré
Nill Marcondes

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A Divisão (2020) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Vicente Amorim
Roteiro: Gustavo Bragança e José Luiz Magalhães
Produção: José Junior
Empresa Produtora: AfroReggae Audiovisual
Empresa Coprodutora: Globo Filmes, Hungry Man e Multishow
Distribuição: Downtown Filmes | Paris Filmes

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. A Divisão. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/a-divisao/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.