fbpx

A Dona do Tacho (2021)

Dona Nelsa Trombino é um ícone da gastronomia mineira. Filha de imigrantes italianos, a cozinheira dedicou a vida a divulgar a comida típica de Minas Gerais. A saborosa missão a levou a conhecer vários países pelo mundo.

Trata-se de um relato emotivo sobre a trajetória de Dona Nelsa, atualmente com 82 anos. Caçula de uma família com nove filhos, ela mudou-se da cidade paulista de Cubatão para o interior de Minas Gerais após seu casamento. Foi em uma fazenda em Lagoa da Prata que deu os primeiros passos para conhecer o preparo dos pratos típicos da cozinha mineira, como o frango com quiabo e os diversos doces.

Anos depois, em 1987, ela fundou em Belo Horizonte o restaurante Xapuri, que se tornou um sucesso em poucos meses e é considerado até hoje referência quando o assunto é a culinária de Minas, tendo sua idealizadora sempre com os pés na cozinha e defendendo a tradição na forma de preparar os pratos típicos, como o fogão a lenha e o uso dos tachos de cobre.

O sucesso do restaurante foi tamanho que Nelsa Trombino ganhou incontáveis prêmios e participou de diversos festivais gastronômicos, além de ter sido convidada a levar sua expertise para diversos estados brasileiros e também ao exterior, levando a identidade mineira a países como Inglaterra, Espanha e China.

Incansável na defesa das tradições gastronômicas, como o uso do tacho de cobre, Dona Nelsa teve seu talento reconhecido por importantes nomes da gastronomia nacional, como os chefs Alex Atala, Janaína Rueda, Leonardo Paixão, Rodrigo Oliveira e Ivo Faria, entre outros.

Após décadas de dedicação, ela passou o comando do estabelecimento para o filho, Flávio.

Elenco

Dona Nelsa Trombino

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A Dona do Tacho (2021) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Marcelo Wanderley
Roteiro: Rafael Rocha

Brasil | Documentário | cor | 23 min. | 2021 | MG

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. A Dona do Tacho. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/a-dona-do-tacho/
MATULA FILM FESTIVAL. A Dona do Tacho. Disponível no endereço: https://matulafilmfestival.com.br/filme/a-dona-do-tacho
TRIBUNA DE MINAS. Nelsa Trombino é homenageada em documentário. Disponível no endereço: https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/14-05-2021/nelsa-trombino-e-homenageada-em-documentario.html. Acesso em: 14 de maio de 2021.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.