fbpx

A Fábrica (2011)

Sinopse

O Curta-Metragem A Fábrica é finalista do Festival de Cinema de Brasília. O filme é um dos beneficiados pelo trabalho de incentivo realizado pela RPC TV para desenvolver o mercado de audiovisual no Paraná.

O curta-metragem A Fábrica, produzido pela Grafo Audiovisual em parceira com a RPC TV (afiliada da Rede Globo no Paraná) é um dos finalistas do Festival de Cinema de Brasília, na categoria Mostra Competitiva de Filmes de Curta Metragem.

O festival é um dos mais importantes do país e, este ano, teve um número recorde de inscritos. O curta A Fábrica, foi selecionado entre 415 filmes inscritos na mesma categoria, e concorre com outras 11 produções.

O filme tem roteiro e direção de Aly Muritiba, e conta a história de um presidiário que convence sua mãe a arriscar a própria segurança para levar celular para ele na prisão. No elenco estão Andrew Knoll, Arnaldo Silveira, Eloina Ferreira Duvoisin, Louise Forghieri, Ludmila Nascarela, Marcel Szymanski, Moa Leal e Otavio Linhares.

A RPC TV entrou no projeto como coprodutora do curta a A Fábrica, complementando o recuruso necessário para finalizar o filme em 35 milimetros. O apoio da RPC TV foi fundamental para viabilizar a finalização em película, além de ser uma oportunidade de exbirmos o filme em uma TV aberta, com grande alcance de público, comenta o diretor Aly Muritiba. O curta será exibido pela emissora em outubro.

Desde 2007, quando criou o quadro Casos e Causos, exibido aos domingos à noite, no programa Revista RPC, a RPC TV investe no desenvolvimento do mercado de teledramaturgia e cinema do Paraná, e aposta na formação de roteiristas, diretores e atores com foco na produção audiovisual. O curta A Fábrica foi uma oportunidade de ousar, de ter uma produção em 35 milímetros para ser exibida na emissora, afirma o diretor de Produção e Programação da RPC TV, Carlyle Avila.

Este ano, a RPC TV realizou, pela primeira vez, um processo de Pitching para selecionar roteiros e projetos da área audiovisual e de teledramaturgia para inserir em sua programação.

Os projetos selecionados foram a sitcom ‘Condomínio Pedreira’ e o minissérie ‘Casal Terapia’, que já estão na fase inicial de inicio de produção.

Elenco

Andrew Knoll
Arnaldo Silveira
Eloina Ferreira Duvoisin
Louise Forghieri
Ludmila Nascarela
Marcel Szymanski
Moa Leal
Otavio Linhares

Ficha Técnica

Direção: Aly Muritiba
Roteiro: Aly Muritiba
Empresa Produtora: Grafo Audiovisual
Empresa Co-Produtora: RPC TV

Prêmios

2011 :: Melhor Filme no Brazilian Film & TV Festival of Toronto, no Canadá.
2011 :: Melhor Ator no Brazilian Film & TV Festival of Toronto, no Canadá.

Bibliografia

Fontes de Referência:

Internet:

REDE GLOBO – GLOBO.COM – RPCTV. Disponível em: RPCTV). Acesso em: 03 de out. 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.