fbpx

A história dos ganha-pouco (1977)

Sinopse

Realizado durante as eleições de 1976, num bairro da periferia de Osasco (Jardim D’Ávila), acompanha a trajetória de dois moradores que se candidataram a vereador – um pela Arena e outro pelo MDB. É um panorama da vida cotidiana naquele bairro, onde se destaca a existência de uma Sociedade Amigos de Bairro, associação totalmente criada pelos moradores e único canal disponível para reivindicar, junto à Prefeitura, melhorias para o bairro. Vivendo num bairro que não conta com infraestrutura habitacional e nem apoio da Prefeitura, eles se organizaram, apesar de todos os obstáculos, para construir uma sede para a SAB. Nela dois elementos se destacaram como líderes, carregando a SAB praticamente nas costas. Com as eleições, eles se tornaram candidatos a vereador. Ambos viam aí uma possibilidade de participar mais diretamente nas decisões deliberativas e conseguir melhorias para o bairro. O filme aborda, pois, a relação entre o cotidiano e a ampliação da participação popular na vida administrativo-política da cidade.

Elenco

Xavier, Luis Henrique
Santana, Edson …. Narração

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A história dos ganha-pouco (1977) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Roberto Gervitz, Segall, Sérgio; Magini, Sérgio
Autoria do texto de locução: Castro, Antônio Carlos M.
Pesquisa: Castro, Antônio Carlos M.; Yakhni, Sara, Roberto Gervitz, Segall, Sérgio; Magini, Sérgio; Brant, Wanda C.; Pelbart, Nora
Direção de fotografia: Mangini, Sérgio
Mixagem: Xavier, Luís Henrique; Gama, Hugo
Montagem: Gervitz, Roberto; Segall, Sérgio
Letreiros: Oliveira, Arthur Khol de
Música: Os Três do Norte
Companhia Produtora: Grupo Tarumã

Bibliografia

Internet:

.

Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
SENM/EMPLASA
Folha de S. Paulo, 23.01.1978

Observações:
Folha de S. Paulo, 23.01.1978 informa se tratar de uma produção do , a partir de um investimento aproximado em 60 mil cruzeiros, somado a cinco meses de pesquisa no Jardim D’Ávila, Osasco – SP, e mais um mês para as filmagens. A mesma fonte informa que houve exibição no auditório do para dirigentes e coordenadores de algumas da grande São Paulo. E que, segundo seus realizadores, uma cópia do filme foi vendida para a , que pretende projetá-lo em várias .
é formado por jovens estudantes de Ciências Sociais em São Paulo.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “A história dos ganha-pouco (1977)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.