fbpx

A Ilha (1963)

Sinopse

Um grupo de amigos na praia se prepara para embarcar em um iate. Alfieri, o dono do barco, sua namorada, sua prima e alguns amigos iniciam a viagem. Simão é o piloto. O grupo aproxima-se de uma ilha e Alfieri revela a todos uma história que seu pai havia lhe contado sobre um tesouro que estava escondido naquela ilha. Intrigados, todos resolvem desembarcar. Visitam as ruínas e armam acampamento junto à praia. Hugo e Clara, prima de Alfieri, caminham pela praia enquanto os outros se divertem junto ao acampamento. No dia seguinte eles caminham pela ilha em busca do tesouro. A namorada de Alfieri o surpreende ao lado de Helena e irrita-se. Nenê separa-se dos demais e acha o possível local onde está escondido o tesouro. Simão o encontra e o alerta sobre os perigos de se entrar lá, um poço muito fundo. Nenê ignora o aviso e vai atrás do tesouro. O grupo acorda e percebe que o iate não está mais ancorado na praia. Todos se desesperam quando percebem que estão sem comida e água. Clara encontra um medalhão na areia e assusta-se ao ver o corpo de Nenê boiando no mar. Alfieri marca o local onde sua prima achou a jóia. César revela que Simão mantinha ferramentas, água e comida escondidos em uma gruta. Simão mostra a gruta a todos e foge. César exibe uma jóia e diz que quer procurar o tesouro. Os demais parecem mais interessados em encontrar uma maneira de sair da ilha e Alfieri é o único que ainda procura pelo tesouro. Ele procura no local onde Clara havia encontrado o medalhão, mas não acha nada. Simão aparece no acampamento armado e pede a César que o acompanhe para lhe mostrar aonde encontrara a jóia. Hugo o surpreende e os dois brigam. Um tiro acabe ferindo Simão. César revela a todos que a jóia na verdade fora um presente de sua avó e que não estava relacionada ao tesouro. Enfim, dois homens chegam a ilha em um barco e ajudam o grupo a sair de lá.

Elenco

Picchi, Luigi (Conrado Alfieri)
Eva Wilma …. Helena
Castellani, Lyris (Suzana)
Vasconcelos, José Mauro de (Simão)
Benvenutti, Mario (Marcos-Nenê)
Affonso, Ruy (Néco)
Nabuco, Maurício (Hugo)
Hartmann, Elizabeth (Clara)
Verney, Laura (Sônia)
Negrão, Francisco (César)

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A Ilha (1963) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Walter Hugo Khouri
Argumento: Walter Hugo Khouri
Roteiro: Walter Hugo Khouri
Assistência de direção: Sternheim, Alfredo; Magalhães, Schubert
Produção: Walter Hugo Khouri
Direção de fotografia: Icsey, Rudolf; Pfister, George
Câmera: Pfister, George
Foco: Alfonso, Marcial
Fotografia da 2. unidade: Fernandes, Eliseo
Técnico de som: Vitale, Antonio
Engenharia de som: Hack, Ernst
Montagem: Barro, Máximo
Assistente de montagem: Picchi, Ebba
Assistência de edição: Picchi, Ebba; Sternhein, Alfredo; Magalhães, Schubert
Cenografia: Massenzi, Pierino
Títulos de apresentação: Miller, Roberto; Foto Letras Studio
Maquiagem: Lafront, Jean
Trilha musical: Duprat, Rogério
Companhias Produtoras: Kamera Filmes Ltda. | Cinematográfica Vera Cruz Ltda. | Cinematográfica Vera Cruz Ltda.
Companhia Distribuidora: Cinedistri – Produtora e Distribuidora de Filmes do Brasil

Prêmios

Prêmio Fábio Prado, 1956 de Melhor roteiro para Khouri, Walter Hugo..
Prêmio Saci, 1963, SP, de Melhor Ator para Negrão, Francisco; Melhor Atriz Secundária para Castelani, Lyris; Melhor composição para Duprat, Rogério e Melhor Montagem para Barro, Máximo..
Prêmio Governador do Estado de São Paulo, 1963, SP, de Melhor produtor, Melhor direção, Melhor argumento e Melhor roteiro para Khouri, Walter Hugo; Melhor Atriz para Wilma, Eva; Melhor ator secundário para Negrão, Francisco; Melhor Atriz Secundária para Castelani, Lyris; Melhor Fotografia para Icsey, Rudolph e Pfister, George; Melhor composição para Duprat, Rogério..
Prêmio Cidade de São Paulo, Júri Municipal de Cinema, 1963, SP, de Melhor direçãoe Melhor argumento apra Khouri, Walter Hugo; Melhor Ator para Vasconcelos, Joé Mauo de; Melhor ator secundário para Negrão, Franciscoe Melhor composição para Duprat, Rogério..
Melhor Filme e Melhor Ator para Picchi, Luigi no Festival de Cinema de Curitiba, 7, 1964, PR.

Bibliografia

Fontes utilizadas:

CB/Transcrição de letreiros-Cat
LRB/CP
CAM/CA
JCB/BTC
FCB/FF
CENS/I
ExibAn/63
Press-release, As Filhas do Fogo
Jornal do Brasil, 07.09.1958
CAM/CA
RLP/EE
ALSN/DFB-LM

Fontes consultadas:

ACPJ/I
ACPJ/CB 10
ALSN/DFB-LM

Internet:

ANCINE. Disponível no endereço: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam. Acesso em: 27.02.2018.

Observações:

Material examinado com 3.250m.
ACPJ/I acrescenta Roberto Ribeiro como gerente de produção; Milton Amaral como assistente de gerente de produção; Marcial A. Fraga como câmera e Esko Murto e Eugênio Quintschenko como assistentes de câmera; no elenco acrescenta Luiz Otávio; Ely Azevedo; José Galan; Hariet Anderson; Luzete Leclair; José Júlio Spiewak; Osvaldo Quintici; João Machner; Gustavo Dahl e Jordano Martineli.
ExibAn/63 informa que o filme ficou 23 dias em exibição.
ACPJ/CB10 acrescenta Walter Hugo Khouri como autor dos diálogos e informa que o filme foi realizado entre outubro de 1961 e janeiro de 1962.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “A Ilha (1963)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.