fbpx

A Jangada de Welles (2019)

Em 1942, Orson Welles filmava no Brasil o documentário It’s All True (É Tudo Verdade), sobre o carnaval carioca e os jangadeiros cearenses. O líder desses pescadores, Manuel “Jacaré”, morreria acidentalmente nas filmagens no Rio de Janeiro. Este fato evocou memórias do Estado Novo, da atribulada passagem de Welles pelo Brasil e da luta dos jangadeiros por direitos trabalhistas.

Em 2019, o documentário A Jangada de Welles, dirigido por Firmino Holanda e Petrus Cariry, foi selecionado para integrar a programação da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Elenco

Orson Welles
Helena Ignez
Grande Otelo
Richard Wilson
Catherine L. Benamou

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A Jangada de Welles (2019) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Firmino Holanda e Petrus Cariry
Roteiro: Firmino Holanda e Petrus Cariry
Produção: Bárbara Cariry
Empresa Produtora: Iluminura Filmes

Brasil | Documentário | 75 min. | 2019

Bibliografia

Livros:

SANTOS, Márcia Juliana. It’s all true e o Brasil de Orson Welles (1942-1993). São Paulo: Alameda Editorial, 2015.

Internet:

FACEBOOK. A Jangada de Welles. Disponível no endereço: https://www.facebook.com/pg/ajangadadewelles/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. A Jangada de Welles. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/a-jangada-de-welles/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.