fbpx

A Lenda do Gato Preto (2015)

Sinopse

Sertão do Nordeste brasileiro 1970. Um grupo de ciganos acampa nos arredores de Quixadá, seguindo a previsão de que um novo tempo se anuncia. Ali passam semanas mudando a paisagem, interferindo no cotidiano do pequeno lugarejo. Aos poucos se integram à vida da cidade e usando da habilidade para o comércio fazem da feira seu ponto de negócios.

Lutando pelo direito de serem aceitos, um pequeno grupo de ciganos envolve-se numa grande confusão, após um rico comerciante local atropelar um Gato Preto, animal de estimação de uma Cigana. Conflito que finda por expulsar a todos os ciganos da cidade. Dezoito anos depois, Mariana, filha mais nova da família Amorim, no dia de seu aniversário, sente-se tomada por uma força indômita que a faz correr pelas ruas de Quixadá e subir pela parte mais íngreme da Pedra do Cruzeiro.

A Cigana do gato morto retorna a Quixadá, agora dona do famoso Circo Estrela do Oriente. Seu filho e Mariana têm um romance proibido que mudará o rumo da historia.

A Lenda do Gato Preto foi inspirado em uma lenda urbana propagada em Quixadá, município do sertão central do Ceará, que diz sobre uma menina tomada pelo desejo súbito e irresistível de subir pela parte mais íngreme da Pedra do Cruzeiro, vencendo seus 90 metros de altura sem a ajuda de qualquer equipamento, afirmando ser atraída por um gato preto que a conduzia até o topo da pedra.

Elenco

Emiliano Queiroz
Aurora Duarte
Eduardo Dascar
Elke Maravilha
Cassia Roberta
Jane Azeredo
Alexandre Mandarino
Katiana Monteiro

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de A Lenda do Gato Preto (2015) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Clébio Viriato Ribeiro
Roteiro: Kennedy Saldanha e Caio Quinderé
Produtora: Anhamum Produções Audiovisual
Co-produção: Red Line Filmes | Clan do Cinema | ACVQ | Peron Filmes

Bibliografia

Livros:

Internet:

FACEBOOK. A Lenda do Gato Preto. Disponível no endereço: https://www.facebook.com/lendadogatopreto
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. A Lenda do Gato Preto. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/a-lenda-do-gato-preto/
MONÓLITOS POST. Filme “A Lenda do Gato Preto” será exibido no cinema do Pinheiro Supermercado em abril. Disponível no endereço: http://www.monolitospost.com/2016/03/09/filme-a-lenda-do-gato-preto-sera-exibido-no-cinema-do-pinheiro-supermercado-em-abril/. Acesso em: 09 de março de 2016.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “A Lenda do Gato Preto (2015)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.